Viagora

Varíola dos macacos: Vacina deve chegar ao Brasil este mês, diz Queiroga

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o primeiro lote será disponibilizado para aqueles têm contato com o material contaminado.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse durante entrevista à TV Brasil que o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos está previsto para chegar em território brasileiro neste mês de setembro. Na primeira leva, 50 mil imunizantes estarão disponíveis.

De acordo com Marcelo Queiroga, os imunizantes não serão disponibilizados para a população geral em um primeiro momento, e sim para profissionais da saúde que lidam diretamente com amostras de infectados e pessoas que tiveram contato com pacientes que portavam o vírus. “Estudos já mostram que uma dose dessa pode ser fracionada em cinco doses. Então nós podemos beneficiar um número maior de pessoas. A princípio são aqueles que têm contato com o material contaminado”, explicou o ministro.

Conforme informações do ministro, os índices da doença estão em queda no mundo e apresentam estabilidade no território brasileiro. “No mundo inteiro o surto tem diminuído, a velocidade de progressão dos casos é menor e nós estamos numa fase de platô com queda. Então esperamos que esse surto seja controlado”, disse Queiroga.

O ministro da Saúde pontuou ainda que além das doses do imunizante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação no antiviral ‘Tecovirimat’. “O uso do Tecovirimat é diante de situações onde não temos mais alternativas para esses pacientes”, concluiu o ministro.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também