Viagora

Tomate e cebola ficam mais baratos nas centrais de abastecimento

Segundo dados, o valor do produto teve pelo menos uma queda de 20%  em todas as Ceasas analisadas pelo 2º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).

Nesta quinta-feira (16), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou dados que apontam uma queda de 35,13% nas centrais de abastecimento (Ceasas) do país em janeiro, comparado ao mês de dezembro de 2022.

Segundo a Conab, os dados são do 2º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), onde também consta uma diminuição de pelo menos 20%  em todas as Ceasas analisadas. É informado que a diminuição do preço da cebola se deve ao aumento da oferta do produto no Sul do Brasil, também ocorreu um aumento de 25% do produto aos Centros de distribuição.

Foto: Isadora Cavalcante/ViagoraPreços; ceasa; economia; comércio; mercado; pib;
Tomate e cebola

Ainda segundo a Conab, o tomate também apresentou queda de 6, 28% em janeiro comparado ao mês de dezembro de 2022, porém, essa queda foi mais expressiva no mercado atacadista da cidade de São Paulo.

De acordo com companhia, a batata e a cenoura apresentaram altas nas cotações, em janeiro, a batata aumentou 2,29% comparado a dezembro do ano passado. Também é informado que a cenoura teve uma queda no decorrer de 2022, porém, retornou a aumentar em janeiro.

Ainda de acordo com dados, todas as Ceasas analisadas pela Conab apresentou uma queda de 10% na cenoura devido a diminuição de envios de Minas Gerais e São Paulo, onde estão as principais produções do produto.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Brasil

Nova Ceasa

Facebook
Veja também