Viagora

Submarino desaparecido fica sem oxigênio após prazo, diz autoridades

O submarino Titan desceu às profundezas no Oceano Atlântico para visitar os destroços do Titanic no último domingo (18).

Na manhã desta quinta-feira (22), o prazo estimado pelas autoridades dos Estados Unidos para a duração de oxigênio no Titan se esgotou. O submarino Titan desceu às profundezas no Oceano Atlântico para visitar os destroços do Titanic no último domingo (18).

Em entrevista coletiva na tarde dessa quarta-feira (20), o capitão do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, Jamie Frederick, disse que o submarino ainda tinha 40 horas de oxigênio, cujo tempo esgotou nesta manhã.

Foto: DivulgaçãSubmarino desaparecido Titan.
Submarino desaparecido Titan.

Seguem na embarcação cinco pessoas: o empresário bilionário e aventureiro britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman Dawood, além do CEO e fundador da OceanGate, empresa proprietária do submersível, Stockton Rush.

Foto: Divulgação/InternetDesaparecidos: Hamish Harding, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush.
Desaparecidos: Hamish Harding, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush.

O mistério do Titanic atraiu diversos aventureiros que sonharam em chegar ao fundo do mar, a 3.800 metros de altitude, e encontrar aos destroços do navio. Esse sonhou moveu Rush, que cultivava uma imagem de Jacques Cousteau moderno. Em 2009, criou a OceanGate, com a finalidade de “aumentar o acesso ao oceano profundo por meio de inovação. A empresa constituiu e manteve três veículos submersíveis para realizar viagens surpreendentes ao fundo do mar. O Titanic acabou se tornando, lógico, a joia da coroa. Para esta viagem, foi designado um dos veículos, o Titan.

O submersível pesa 10 toneladas e é feito de fibra de carbono e titânio, possuindo cerca de 6 metros. Para embarcar custa US$ 250 mil por pessoa, uma viagem de oito dias.

O amigo de Harding tinha um bilhete reservado, mas em abril decidiu declinar do convite. “Ele (Harding) me desafiou para uma missão ao Titanic. Achei que não devia ir e não fui. Ainda bem que não fui”, contou.

As Guardas Costeiras dos Estados Unidos e Canadá iniciaram as buscas, cerca de 10 navios e aeronaves foram mobilizados, primeiro na superfície do mar e depois nas profundezas.

Também foram disponibilizados sonares, ROVs e equipamentos de altíssima tecnologia para cumprir a missão. Mas não obtiveram sucesso.

Com informações da CNN.

Mais conteúdo sobre:

Submarino

Titanic

Desaparecido

Facebook
Veja também