Viagora

Onda de calor deixa 13 pessoas mortas nos Estados Unidos

Especialistas americanos explicam que a situação é agravada por conta de incêndios florestais no Canadá

As autoridades dos Estados Unidos (EUA) divulgaram que a onda de calor no país que já dura há duas semanas, matou 13 pessoas. Destas vítimas, 11 eram residentes do estado do Texas, que faz divisa com o México.

Especialistas informaram que a situação se agrava por conta dos incêndios em florestas canadenses, prejudicando a pureza do ar. De acordo com a polícia norte-americana, uma adolescente veio a óbito no parque Big Bend, quando fazia caminhada debaixo de um calor de 40°.

A polícia também constatou a morte de uma idosa de 62 anos, que não resistiu a elevada temperatura após a residência em que morava ficar sem energia elétrica, impossibilitando que o ar-condicionado fosse ligado.

No Sul dos Estados Unidos, a sensação térmica chegou a quase 45°. As autoridades americanas disponibilizaram a instalação de ar-condicionado para moradores, a fim de amenizar o calor excessivo.

Já no México, país vizinho aos EUA, um levantamento da Secretaria de Saúde, relatou que de 12 a 25 de junho, foram registradas mais de 100 mortes causadas pela alta temperatura. Anteriormente, de 14 a 31 de maio, a pasta constatou 112 óbitos.

Segundo a Secretaria, a temperatura mais elevada esta semana foi notada em Acochi, localizada em Sonora, de 49°.

Com informações do G1

Mais conteúdo sobre:

Estados Unidos

Facebook
Veja também