Jovem de 17 anos morre vítima de ameba comedora de cérebro nos EUA
A morte foi registrada em 29 de julho, apenas 11 dias depois da adolescente contrair a infecção e um dia após o diagnóstico.
Uma jovem identificada como Megan Ebenroth, de 17 anos, morreu após contrair uma rara infecção pela ameba Naegleria Fowleri, popularmente conhecida como “comedora de cérebro”. O caso aconteceu nos Estados Unidos, na Geórgia, enquanto a vítima nada em um lago. Essa foi a segunda morte na mesma semana causada pelo protozoário no estado.
A morte foi registrada em 29 de julho, apenas 11 dias depois da adolescente contrair a infecção e um dia após o diagnóstico. Megan depois de quatro dias depois de nadar no lago, acordou com uma forte dor cabeça, e sua mãe a levou no hospital.
Ao chegar na unidade, os médicos diagnosticaram a vítima com sinusite, prescreveram um antibiótico e mandaram para casa. Os sintomas continuaram a piorar ao longo da semana, e Megan começou a sentir febre, enxaqueca e perda de equilíbrio.
Caso de Megan
Após várias tentativas para salvar a vida de Megan, inclusive abrindo o crânio dela para tentar aliviar o inchaço cerebral, nada adiantou.
A ameba não é boa para as vítimas, ela é fatal em 97% dos casos. O óbito ocorre dentro de cinco dias. Dos 157 infeccionados nos Estados Unidos entre 1962 e 2022, apenas quatro conseguem ficar vivos.
Ameba comedora de cérebro
A Naegleria Fowleri é a principal causadora de meningoencefalite amebiana primária, uma inflação que ataca o cérebro e evoluiu rapidamente causando dores intensas, rigidez da nuca, vômitos e morte.
Geralmente a ameba vive em águas mornas e doces e está presente no mundo todo, em lagos e lagoas com temperaturas entre 40 º C e 46 º C, mas não sobrevive em água salgada.
Com informações do Metrópoles.
-
Inscrições para o Enem 2026 terminam nesta sexta-feira, diz Inep
Para os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, a inscrição é automática. -
Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Crystal sem gás
A empresa determinou o recolhimento após constatar a contaminação pela bactéria Pseudomonas. -
Projeção industrial brasileira tem alta de 0,7% em abril de 2026, aponta IBGE
O IBGE destaca que a indústria está 4,7% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas registra 12,9% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011. -
Mega-Sena vai sortear prêmio estimado em R$ 32 milhões na quinta-feira
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 27, 30, 35, 40, 44 e 58. -
Petrobras ajusta preço do diesel para R$ 1,12 por litro comercializado
O ajuste nos preços de venda de óleo diesel vale a partir desta terça-feira (02).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir