Viagora

Copom define nesta quarta-feira taxa básica de juros no país

Segundo o Boletim Focus, a taxa básica realmente cairá 0,5 ponto percentual, embora algumas instituições projetem corte de até 0,75.

O Banco Central, através do Comitê de Política Monetária (Copom) define nesta quarta-feira (20) a taxa básica de juros. A expectativa é que o órgão reduza a taxa dos atuais 13,25% ao ano para 12,75% ao ano, esse deverá ser o segundo corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de aperto monetário diante da forte queda da inflação nos últimos meses.

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.  

Segundo o Boletim Focus, a taxa básica realmente cairá 0,5 ponto percentual, embora algumas instituições projetem corte de até 0,75 ponto. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre o ano em 11,75% ao ano.  

Na última reunião, o órgão também informou que a evolução do cenário econômico e a forte queda da inflação permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”. Após uma série de comunicados duros no início do ano, em que não descartava a possibilidade de elevar a Taxa Selic, o Copom mudou de tom por causa do comportamento dos preços. 

Mesmo com recuo da inflação, o Copom informou que alguns preços ainda estão subindo ou caindo menos que o previsto. De acordo com o órgão, a autoridade monetária reduzirá os juros de forma conservada e moderada. 

Por: Alexia Dias

Com informações de Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Banco Central

Facebook
Veja também