Homem negro vira réu em processo por injúria racial contra italiano em Alagoas
Os advogados afirmam que ‘a injúria racial só ocorre quando a vítima faz parte de grupos minoritários’, que não se aplicaria a um homem branco de origem europeia.
A Justiça de Alagoas aceitou denúncia do Ministério Público Estadual (MP-AL) e tornou réu um homem negro por injúria racial contra um italiano.
A decisão foi publicada na edição dessa segunda-feira (15) do Diário da Justiça Eletrônico.
Segundo o italiano, foi xingado e se sentiu ofendido, “cabeça branca europeia e escravista” pelo acusado. Sentindo ofendido, o estrangeiro prestou queixa. O caso aconteceu em 2023.
O Ministério Público ofereceu a denúncia com base na Lei n° 14.532/2023, a qual define que o crime de injúria racial ocorre quando a ofensa atinge a dignidade de uma pessoa ou de grupos minoritários por sua raça, cor, etnia, religião ou procedência.
De acordo com o Núcleo de Advocacia Racial do Instituto de Negros de Alagoas (INEG-AL), que assumiu a defesa do réu, os advogados afirmam que ‘a injúria racial só ocorre quando a vítima faz parte de grupos minoritários’, que não se aplicaria a um homem branco de origem europeia.
“Não é cabível que uma pessoa que tem tantos privilégios seja vítima de injúria racial’ afirmou o advogado de defesa, Pedro Gomes.
Com informações da Revista Oeste
-
Aposta de Belo Horizonte acerta Mega-Sena e ganha R$ 21 milhões
A Caixa Econômica Federal informou ainda que 73 apostadores ganharam R$ 40.759,74 ao acertar a quina, entre os sortudos está um piauiense. -
Governo Federal lança Programa Crédito do Trabalhador
A assinatura da medida provisória (MP), foi realizada nessa quarta-feira (12) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva -
FGTS: começa nesta quinta pagamento especial do saque-aniversário
Segundo o Governo Federal, a Medida Provisória que permitiu o saque foi publicada na última sexta-feira (28) no Diário Oficial da União. Ao todo, serão beneficiados 12,1 milhões de trabalhadores -
INSS antecipará benefícios de cartões com final 4, 7 e 8 nesta quinta
O pagamento foi antecipado por causa do carnaval de 2025, que neste ano caiu no início de março. -
Aneel manterá bandeira tarifária verde em março nas contas de energia
Segundo a agência, a medida reflete as condições favoráveis de geração de energia no país.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir