Eleições presidenciais do Chile vão para segundo turno após grande votação
De acordo com a Justiça eleitoral, a segunda votação acontecerá em 14 de dezembro.
As eleições presidenciais do Chile vão para segundo turno após os candidatos Jeanette Jara e José Antonio Kast serem os mais votados nesse domingo (16). A segunda votação acontecerá em 14 de dezembro.
Jeannette Jara, ex-ministra do Trabalho do atual governo do presidente Gabriel Boric, venceu com a quase totalidade dos votos apurados, sendo 26,8%, pouco mais de 340 mil votos, e o advogado José Antonio obteve 23,9%. A eleição teve participação recorde de 85% dos eleitores.
Durante a campanha, Jara tentou se distanciar do presidente Boric, agora enfrenta o desafio de aumentar o apoio ao governo, cuja aprovação não chegou aos 30%. Desde 2006, nenhum mandatário entregou a faixa presidencial a um sucessor do mesmo partido político.
Para o segundo turno, Kast já conta com o apoio de Kaiser e da ex-administradora Evelyn Matthei, que ficou em quinto lugar. O advogado concorre ao cargo da presidência pela terceira vez, já tendo disputado com Boric em 2021.
Também nesse domingo, o Chile realizou, paralelamente, eleições parlamentares para renovar toda a Câmara dos Deputados e parte do Senado.
Com informações da Agência Brasil
Política
Inscrições para o Enem 2026 terminam nesta sexta-feira, diz Inep
Para os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, a inscrição é automática.Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Crystal sem gás
A empresa determinou o recolhimento após constatar a contaminação pela bactéria Pseudomonas.Projeção industrial brasileira tem alta de 0,7% em abril de 2026, aponta IBGE
O IBGE destaca que a indústria está 4,7% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas registra 12,9% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011.Mega-Sena vai sortear prêmio estimado em R$ 32 milhões na quinta-feira
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 27, 30, 35, 40, 44 e 58.Petrobras ajusta preço do diesel para R$ 1,12 por litro comercializado
O ajuste nos preços de venda de óleo diesel vale a partir desta terça-feira (02).










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir