“A situação é desesperadora”, diz morador sobre alagamentos em Teresina
Na Vila Apolônia, ruas e casas amanheceram alagadas nesta segunda-feira (03), na zona Norte da capital.
Nesta segunda-feira (03), várias casas amanheceram alagadas devido ao aumento no nível das lagoas, após as chuvas do fim de semana na Vila Apolônia, na zona Norte de Teresina.
O Viagora percorreu a região e constatou várias ruas e casas alagadas e moradores retirando móveis de dentro das residências, para evitar perdê-los.
A dona de casa Cristiane Sousa de 25 anos, mora com os três filhos e o marido na casa onde a água já chega ao quintal e relata à reportagem que nunca tinha presenciado essa situação em seis anos. “Quando eu acordo começo a chorar quando vejo minha casa desse jeito. Eu nunca tinha visto a água aqui dessa maneira, do tempo que eu moro aqui, são 6 anos, é a primeira vez que está desse jeito. Nunca subiu água na rua desse jeito, é a primeira vez”, disse.
De acordo com a moradora, a prefeitura realizou um cadastro e informaram que a família será levada para uma escola na região. “Só fizeram um cadastro mesmo aqui em casa, e disseram que é para levar a gente para um colégio, só não disseram quando vem para pegar os móveis e nos realocar, por enquanto estou na cassa da minha mãe que mora mais ali em cima”, afirmou.
Cícero Santos, outro morador do bairro, disse que o sentimento é de desespero entre as pessoas e que há muito tempo a lagoa não transbordava para deixar as ruas e casas alagadas. “O sentimento é de desespero para todos. Há muito tempo isso não ficava assim. As bombas que eram para estar puxando a água não estão funcionando, desde que esse prefeito assumiu”, declarou.
O morador relata ainda que durante a noite desse domingo (02), a maioria dos moradores ficaram vigiando o nível da água, com medo de subir e acordarem embaixo d’água. “Ontem à noite ninguém dormiu aqui, todo mundo passou a noite acordado vigiando, com medo de dormir e acordar com água no pescoço. A situação é desesperadora”, ressaltou.
Já a cabelereira Eliane Silva que mora com o pai de 76 anos, afirma que está cadastrada no Programa Lagoas do Norte e que ainda espera uma resposta da prefeitura sobre o projeto. “A gente é dentro do programa Lagoas do Norte, esse projeto foi o Firmino que colocou, onde era para transformar tudo isso aqui em uma lagoa. Por isso que foram construídos os apartamentos, e quem não quisesse o apartamento, recebia a indenização, só que até agora nada”, disse.
O nível dos rios Poti e Paranaíba também está elevado e em alguns pontos do bairro Porti Velho chega a transbordar e já atinge quadras de esportes localizadas ao lado do Parque Ambiental Encontro dos Rios. O prefeito Dr. Pessoa assinou nesse domingo (02), o decreto que declara situação de emergência na cidade devido aos alagamentos registrados.
Outro lado
A reportagem conversou com o superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho que declarou que o objetivo é retirar as famílias das áreas de risco e realoca-las em um abrigo temporário.
“Aqui o primeiro ponto é a retirada dessas famílias daqui, para a segurança delas e a retirada dos bens deles também. Chegando ao abrigo tem um cadastramento sendo feito pela Semcaspi, para dá todo auxílio, se precisar futuramente pagar um aluguel, cesta básica, alimentação e saúde também, a Fundação Municipal de Saúde também está coordenada aqui”, declarou.
Segundo o superintende, na Vila Apolônia, cinco famílias já foram retiradas e realocadas em uma escola do bairro Mafrense. Ele ressalta ainda que a ação está sendo coordenada pela Defesa Civil Municipal em conjunto com as secretarias.
“Aqui na Vila Apolônia a SAAD Centro retirou ontem, cinco famílias, na rua um, dois, três e quatro. A gente está sendo coordenados pela Defesa Civil, as SAADs estão dando apoio com efetivo, com caminhões, fazendo a mudança dessas pessoas. Então, é uma ação integrada que o prefeito Dr. Pessoa pediu que todas as secretarias participem”, afirmou.
-
Prefeitura de Esperantina realiza campanha de enfrentamento ao trabalho infantil
A ação contou com atividades educativas, palestras, divulgação nas redes sociais, distribuição de materiais informativos e mobilização em espaços públicos. -
Colisão entre motos deixa três feridos na PI-213 no Centro de Cocal
Segundo informações preliminares, um casal estava em uma das motocicletas enquanto o outro veículo era conduzido por um homem. -
Apipa faz campanha para arrecadação de medicamentos aos animais resgatados
O anúncio da campanha foi realizado por meio das redes sociais, onde foram pedidos medicamentos ou doações de qualquer valor. -
Simulação realística de incêndio é realizada no Instituto Natan Portella em Teresina
A Sead informou que, a ação integra o programa de implantação e fortalecimento das Brigadas de Incêndio nas unidades hospitalares da rede pública estadual. -
24ª edição do Salipi é sucesso e reúne grande público e destaques da literatura
Um grande público se reuniu para assistir ao show de encerramento do Salipi 2026, que ficou por conta de Nando Reis, um dos nomes mais consagrados da música brasileira.
1 / 17
2 / 17
3 / 17
4 / 17
5 / 17
6 / 17
7 / 17
8 / 17
9 / 17
10 / 17
11 / 17
12 / 17
13 / 17
14 / 17
15 / 17
16 / 17
17 / 17
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir