Viagora

Agentes impedem fuga na Penitenciária Irmão Guido

Cerca de 100 detentos ocupam o pavilhão onde ocorreu a tentativa de fuga.Os presos ainda conseguiram serrar as barras de proteção das celas seis e sete.

Nesta sexta-feira (24), por volta das 15h, agentes da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, conseguiram deter uma tentativa de fuga. A ação ocorreu no pavilhão B da penitenciária. Os presos serraram grades e iniciaram a escavação de um buraco para terem acesso à parte externa do pavilhão.

De acordo com Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), os detentos estavam planejando fuga em massa. Os presos ainda conseguiram serrar as barras de proteção das celas seis e sete, no pavilhão B.

  • Foto: DivulgaçãoPenitenciária Irmão GuidoCerca de 100 detentos ocupam o pavilhão onde ocorreu a tentativa de fuga.

“Os presos do pavilhão B estavam com atitude suspeita no pátio, durante o banho de sol. Os poucos agentes que estavam de plantão resolveram parar diversas atividades, para vistoriarem o pavilhão dos detentos que se encontravam no pátio. Durante a vistoria foram encontrados vários aparelhos telefônicos, duas celas com as barras serradas, seis e sete, no pavilhão B”, afirma o agente penitenciário.

Kleiton ainda informa que a tentativa de fuga dos prisioneiros, desarticulada pelos agentes, dessa vez foi eficaz pela atenção dos profissionais, porém a falta de assistência por parte da Secretaria da Justiça acaba por inviabilizar todo o trabalho que eles realizam, não fazendo os repasses necessários para garantir recursos básicos.

“A proporção do acontecimento seria uma fuga em massa, pois o pavilhão comporta 100 detentos. Porém os agentes conseguiram desarticular essa tentativa de fuga. Contudo, não sabemos até quando os agentes conseguirão realizar esses feitos, pois a penitenciária Irmão Guido passa por um problema crônico de atenção mais especial por parte da Secretaria de Justiça, que não tem. Lá são 470 presos, quando sua estrutura, na situação que se encontra hoje só consegue suportar 250 detentos”, finalizou o agente.

Facebook
Veja também