Viagora

Apagão afeta Piauí e mais 13 estados do Norte e Nordeste

ONS informou que causas do desligamento estão sendo investigadas. Consórcio responsável por Belo Monte negou que o apagão foi originado pela usina.

Um apagão na tarde desta quarta-feira (21) deixou todo o Piauí sem energia elétrica por cerca de duas horas. Outros 13 estados também foram afetados pelo desligamento repentino da rede elétrica. A queda de energia também gerou falhas na transmissão de sinal de telefonia. Fornecimento foi retomado de forma gradativa a partir das 17h30.

Os estados afetados foram: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Um levantamento prévio apontou que mais de 90% dos municípios dos estados registraram queda de energia.

Em Teresina, os semáforos ficaram desligados nas avenidas, gerando confusão no trânsito. O abastecimento de água também foi comprometido. Lojistas acabaram fechando mais cedo com a queda de energia.

Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma "perda de carga" causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas.

  • Foto: DivulgaçãoEnergia elétrica.Apagão atingiu Piauí e mais 13 estados do Norte e Nordeste

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o apagão ocorreu após uma falha em um transmissor ligado à usina de Belo Monte, no Pará, que não suportou um aumento de carga. Em contrapartida, o Consórcio Norte Energia, que é responsável por Belo Monte, informou que o apagão não foi originado pela usina, e que ela também teria sido afetada pela falha.

O presidente do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha atingiu a subestação Xingu, no Pará. O problema, segundo ele, causou "pequena perturbação" nos sistemas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas provocou um "colapso", com "repercussão bem mais acentuada", nos sistemas do Norte e Nordeste.

O último apagão desse tipo foi registrado em outubro de 2012, onde 100% do fornecimento do Nordeste foi desligado. Na época, a queda de energia foi registrada pela noite, se estendendo pela madrugada.

Leia nota da ONS:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Facebook
Veja também