Campanha Julho Amarelo alerta sobre riscos de hepatites
A hepatite é uma doença que age silenciosamente, e que pode ser confundida com qualquer outra doença menos grave.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem desenvolvendo durante o mês de julho ações para prevenção de hepatites, principalmente as virais, dando continuidade à campanha Julho Amarelo, realizada todos os anos para prevenir e alertar sobre os perigos da doença.
A hepatite pode ser causada por diferentes tipos de vírus, e pelo uso de drogas injetáveis, remédios, e outras doenças, podendo ser transmitida através de sangue infectado ou de relações sexuais sem o uso de preservativo. A hepatite se trata portanto, de uma doença que age silenciosamente, e que pode ser confundida com qualquer outra doença menos grave. Os tipos mais comuns da doença, são os tipos A, B e C, existindo também as hepatites D, E e G, para cada tipo, existe uma forma diferente de tratamento e prevenção.
“Estamos em constante vigilância porque é uma doença muito silenciosa, podendo facilmente ser confundida por uma leve infecção gástrica, causando náuseas, enjoos. Então, sempre realizamos trabalhos de triagem na população”, relatou Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi.
No dia 28 de julho a partir das 17h, em alusão ao Dia Internacional das Hepatites Virais, a Sesapi irá realizar ações no Parque Potycabana, com a oferta de testes e imunização para a população, com o objetivo de informar e esclarecer dúvidas sobre a doença, além de ajudar a descobrir casos silenciosos da doença.
Procuradoria do Trabalho abre investigação contra Prefeitura de Teresina
A Notícia de Fato foi instaurada após uma gari relatar que foi impedida de utilizar os banheiros de escolas municipais durante jornada de trabalho.Jornada Pedagógica 2026 mobiliza rede municipal de ensino em Esperantina
Com o tema "Por uma educação inclusiva conectada com o futuro", o evento será um importante momento de formação, planejamento e fortalecimento das práticas pedagógicas.MP investiga prefeito de Dom Expedito Lopes por irregularidades com recursos da COSIP
A investigação visa apurar suspeita de desvio de finalidade na aplicação dos recursos advindos da contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).Procon fiscaliza estabelecimentos comerciais em Corrente e Cristalândia do Piauí
Segundo o relatório, os fiscais estiveram em supermercados, farmácias, hortifrutis, panificadoras, óticas, revendas de água e lojas agropecuárias.CRM do Piauí divulga nota de pesar pela morte do neurocirurgião Jacinto Lay
Segundo informações preliminares, o profissional estava internado em estado grave após apresentar complicações relacionadas ao câncer de pele que estava em estágio de metástase.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir