Viagora

Campanha Julho Amarelo alerta sobre riscos de hepatites

A hepatite é uma doença que age silenciosamente, e que pode ser confundida com qualquer outra doença menos grave.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem desenvolvendo durante o mês de julho ações para prevenção de hepatites, principalmente as virais, dando continuidade à campanha Julho Amarelo, realizada todos os anos para prevenir e alertar sobre os perigos da doença.

A hepatite pode ser causada por diferentes tipos de vírus, e pelo uso de drogas injetáveis, remédios, e outras doenças, podendo ser transmitida através de sangue infectado ou de relações sexuais sem o uso de preservativo. A hepatite se trata portanto, de uma doença que age silenciosamente, e que pode ser confundida com qualquer outra doença menos grave. Os tipos mais comuns da doença, são os tipos A, B e C, existindo também as hepatites D, E e G, para cada tipo, existe uma forma diferente de tratamento e prevenção.

“Estamos em constante vigilância porque é uma doença muito silenciosa, podendo facilmente ser confundida por uma leve infecção gástrica, causando náuseas, enjoos. Então, sempre realizamos trabalhos de triagem na população”, relatou Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi.

No dia 28 de julho a partir das 17h, em alusão ao Dia Internacional das Hepatites Virais, a Sesapi irá realizar ações no Parque Potycabana, com a oferta de testes e imunização para a população, com o objetivo de informar e esclarecer dúvidas sobre a doença, além de ajudar a descobrir casos silenciosos da doença.

Facebook
Veja também