Viagora

FMS alerta para os cuidados com o Aedes aegypti em Teresina

Conforme a gerente de Zoonoses, além das visitas aos imóveis, foram recolhidos 47.706 pneus em vias públicas e pequenas borracharias, e foram retirados 404.900 ovos do mosquito.

Com a chegada do período chuvoso em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um alerta à população para os cuidados e atenção em relação aos ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, desde o início do ano mais de 1,2 milhões de imóveis foram visitados pelas equipes, e reforça os cuidados para evitar criadouros do mosquito, principalmente em relação ao descarte do lixo em locais inapropriados.

“Embora tenhamos uma boa cobertura de retirada de lixo na cidade, ainda vemos pessoas fazendo o descarte inadequado em terrenos baldios e praças. No momento que se inicia o período chuvoso, esse material acaba se tornando um criadouro. A responsabilidade de mantermos esses ambientes, sejam públicos ou privados, livre de criadouros, é de todos nós enquanto cidadãos”, comenta a gerente.

  • Foto: DivulgaçãoMosquito transmissor da dengue.Mosquito transmissor da dengue

Outro alerta que a gerente de Zoonoses faz é em relação a residências e imóveis comerciais, destacando a importância da limpeza de pontos como calhas e marquises, que podem ter acúmulo de água das chuvas. “As pessoas tendem a só observar esses locais quando notam a presença do mosquito ou alguém adoece, então é importante que o morador em ambiente residencial ou os trabalhadores em ambientes de trabalho estejam atentos com o objetivo de manter esses locais livres de criadouros”, orienta.

Segundo dados da FMS, Teresina tem até o momento 953 casos de dengue, número que é inferior aos casos registrados no ano de 2019, com 4.495 pessoas com a doença no mesmo espaço de tempo. De acordo com Oriana Bezerra, os bons números são resultados das ações de rotina realizadas pelo órgão, que não pararam mesmo durante a pandemia de Covid-19.

Conforme a gerente de Zoonoses, somente este ano, além da visita aos imóveis, foram recolhidos 47.706 pneus em vias públicas e pequenas borracharias, e foram retirados 404.900 ovos do mosquito de pontos estratégicos como cemitérios, hortas comunitárias, terrenos e sucatas. “Esse trabalho é contínuo e fundamental para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, comenta a gestora.

A população pode ainda denunciar pontos suspeitos de formação de criadouros ou solicitar uma vistoria dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito. Basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144, ou por meio do aplicativo Colab, disponível tanto para dispositivos Android como iOS.

Facebook
Veja também