Viagora

FMS realizará censo canino e felino para controle de zoonoses

O recenseamento servirá de base para campanha de vacinação antirrábica e controle de zoonoses na capital.

A partir da próxima segunda-feira (6), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará, através da Gerência de Zoonoses, censo canino e felino em Teresina.

  • Foto: Facebook/ FMSFundação Municipal de SaúdeFundação Municipal de Saúde de Teresina

O objetivo da realização do censo é para que a gestão estabeleça as diretrizes tanto para a campanha de vacinação antirrábica, como também para ações de vigilância e controle das zoonoses. A operação de censo se estenderá até a sexta-feira da mesma semana (10).

“Podemos fazer a estimativa da população canina e felina, conforme a Organização Mundial da Saúde, tendo como base a população humana. Só que em Teresina nós vamos revisar esse censo para realmente garantirmos a população estimada de cães e gatos no município. O Censo acontecerá no mesmo período em que a Gerência de Zoonoses também estará fazendo o Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti, vamos pegar a mesma amostragem e realizarmos esse censo”, afirma Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da FMS.

Oriana Bezerra informou que os agentes de endemias estão em treinamento desde ontem (30), e irão continuar até quinta-feira (2). O treinamento está sendo realizado da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, que fica ao lado da Gerência de Zoonoses, no bairro Matadouro, zona Norte da capital.

Facebook
Veja também