Viagora

Greco deflagra operação de combate à corrupção na Semar-PI

Operação Natureza tem por objetivo prender agentes públicos e empresários por crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, advocacia administrativa e crimes ambientais.

Na manhã desta quinta-feira (30), o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) deflagrou a Operação Natureza, que tem por objetivo prender agentes públicos e empresários por crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, advocacia administrativa e crimes ambientais. A operação é uma realização da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil do Estado do Piauí.

  • Foto: DivulgaçãoGreco cumpre mandados de prisão e busca e apreensão da Operação Natureza.Greco cumpre mandados de prisão e busca e apreensão da Operação Natureza.

Sete mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Dra. Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, titular da 4ª Vara Criminal de Teresina, que foram cumpridos nas cidades de Regeneração, Guadalupe e Teresina no Piauí, e Brasília no Distrito Federal. O superintendente da Semar, Carlos Moura Fé, os empresários César Moura Fé, Thiago Junqueira e um servidor público identificado apenas como Fabrício estão entre os investigados que já foram presos na operação.

As investigações se iniciaram em 2015, por meio de denúncia anônima recebida pela Polícia Federal, que foi encaminhada ao Greco, para apuração de crimes praticados por servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar-PI), como desvio de verbas públicas, uso irregular de bens públicos e emissão de licenças ambientais de maneira irregular.

Os investigados cometiam as ações desde 2012 e o valor do prejuízo estimado à Administração Pública é de R$ 3.129.236,04 (três milhões, cento e vinte e nove mil, duzentos e trinta e seis reais e quatro centavos).

A operação contou como o apoio operacional da Diretoria de Inteligência da SSP e Polícia Civil (DINT), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Divisão de Operações Especiais (DOE), Delegacia de Repressão a Crimes de Internet (DRCI), Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), 4º Distrito Policial, Polícia Civil do Distrito Federal, 25º Batalhão do Exército Brasileiro e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Facebook
Veja também