Viagora

Homem passa mal ao ser algemado e populares ficam revoltados com PM

Em nota, a SSP-PI, afirma que é contra qualquer tipo de arbitrariedade e truculência, e diz que irá investigar o caso com base nos vídeos gravados por populares.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) emitiu uma nota em que esclarece que irá investigar o caso que ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), na região do Parque Piauí, zona Sul de Teresina, em que um comerciante passou mal durante uma condução a delegacia, realizada pela Polícia Militar (PM) por desrespeito ao decreto que prevê o fechamento do comércio devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com testemunhas, o homem, que não teve o nome revelado, sofre de epilepsia, e no momento em que foi conduzido pela polícia apresentou uma crise provocada pela doença.

Em vídeos gravados por populares, é possível ver o comerciante algemado caído ao chão ao lado de dois policiais. Neste momento, moradores pedem insistentemente para que os policiais soltem o homem, já que ele aparentemente estava passando mal.

“Tira a algema do cara, aí não é bandido não coronel. Tira a algema do cara, rapaz, tira a algema do cara”, disse um dos populares.

Segundo testemunhas, o comerciante estava limpando o estabelecimento e organizando as mercadorias, quando a polícia teria entrado e algemado o homem devido ao decreto que permite somente a abertura de estabelecimentos considerados essenciais.

Em nota, a SSP-PI, afirma que é contra qualquer tipo de arbitrariedade e truculência, e diz que irá investigar o caso com base nos vídeos gravados por populares.

Confira a nota da Secretaria de Segurança

NOTA

“A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI) informa que não comunga com nenhum tipo de arbitrariedade e muito menos com truculência contra cidadão. Assim também, não compactua com o desrespeito dos cidadãos com as autoridades policiais. Diante dos fatos, a Secretaria de Segurança averiguará todos os vídeos sobre o caso ocorrido na manhã segunda-feira (20), no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. A orientação por parte da secretaria é que os policiais cumpram  as leis, mas sempre com urbanidade, ainda mais nessa crise do coronavírus. Reforçamos que o nosso inimigo neste momento é o vírus e os que vivem na prática da ilegalidade, por isso, reiteramos que o nosso objetivo é garantir a proteção, segurança e a paz social”.

A Polícia Militar do Piauí também emitiu uma nota sobre o assunto:

A Polícia Militar do Piauí informa que continua dando apoio ao  cumprimento dos decretos governamentais que determinam o fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais visando o controle da Pandemia do Covid 19, e que hoje (20) pela manhã, na Zona Sul de Teresina, no Bairro Parque Piauí, o proprietário de um estabelecimento comercial negou-se a apresentar os documentos de identificação para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO),  no local do fato, por descumprimento de medida sanitária, onde foi feita a condução do mesmo a Central de Flagrantes por desobediência e desacato.
Informa ainda, que as imagens do  ocorrido no bairro Parque Piauí, Zona Sul de Teresina, foram encaminhadas para a corregedoria da PMPI, que irá analisa-las e  adotará as providências legais que o caso requer. 


Teresina, 20 de abril de 2020.


ELZA Rodrigues Ferreira Ten Cel PM - Diretora de Comunicação Social da PMP

Facebook
Veja também