Viagora

Inep divulga edital do exame de certificação escolar Encceja

Segundo o cronograma o exame vai ser aplicado no dia 8 de outubro, em todas as unidades da federação.

O edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para residentes no Brasil foi publicado nessa terça-feira (25), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União.

Segundo o cronograma o exame vai ser aplicado no dia 8 de outubro, em todas as unidades da federação.

As pessoas interessadas no certificado do Ensino Fundamental ou Ensino Médio devem se inscrever entre 7 de agosto, a partir das 10h, e 18 de agosto, até 23h59, na página do programa, que só vai estar disponível a partir do dia 7 de agosto. As inscrições são gratuitas.

O Encceja afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. O Exame tem quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, cada uma, além de uma redação.

As provas obedecem aos requisitos básicos da legislação em vigor para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os resultados individuais podem ser usados para certificação, pelas Instituições Certificadoras no nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou obtenção da declaração parcial de proficiência.

Confira o Edital

Facebook
Veja também