Viagora

Joice Hasselmann perde cargo de líder do governo no Congresso

Por decisão do presidente Jair Bolsonaro, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) foi substituída pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO) como líder do governo no Congresso Nacional.

Por decisão do presidente Jair Bolsonaro, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) foi destituída da liderança do governo no Congresso Nacional. O substituto escolhido foi o senador Eduardo Gomes (MDB-TO). A informação é do Congresso em Foco.

  • Foto: Divulgação/Congresso NacionalJoice Hasselmann foi substituída por Eduardo Gomes no cargo de líder do governo no Congresso.Joice Hasselmann foi substituída por Eduardo Gomes no cargo de líder do governo no Congresso.

A destituição de Joice do cargo aconteceu após a deputada não apoiar a iniciativa de colocar Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente, como líder do PSL na Câmara dos Deputados. O atual líder, Delegado Waldir (PSL-GO), trava uma disputa para manter o cargo.

Desde o mês de setembro, o PSL enfrenta uma crise interna. A crise se agravou depois que o presidente Jair Bolsonaro disse a um apoiador para “esquecer o PSL” e que o presidente nacional da sigla, deputado Luciano Bivar (PE), estava “queimado”. Em resposta, Bivar afirmou que Bolsonaro já “não tem mais nenhuma relação com o partido”.

  • Foto: Divulgação/EBCPresidente Jair Bolsonaro e Deputado Luciano Bivar.Presidente Jair Bolsonaro e Deputado Luciano Bivar.

Desde então, o partido se encontra divido, com os apoiadores de Bolsonaro e os de Bivar travando uma disputa interna. A última delas, acirrada desde ontem, é o cargo de líder da bancada na Câmara.

Um parecer da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara sustenta que, até o momento, a liderança da legenda segue sendo do Delegado Waldir. O parecer foi emitido com base técnica, já que a lista apresentada pela ala bivarista, que apoia Waldir, obteve mais assinaturas do que a lista apresentada em favor do deputado Eduardo Bolsonaro.

Facebook
Veja também