Viagora

Licitação de reforma do Lindolfo Monteiro acontecerá na próxima semana

Para o vereador Inácio Carvalho, proponente da audiência, o futebol piauiense está em alta aos olhos da sociedade, então é preciso aproveitar esse momento para sensibilizar os gestores.

A fim de buscar soluções para a péssima estrutura das duas principais praças de esportes do Piauí, o vereador Inácio Carvalho (PP) convocou uma audiência pública, nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Teresina. Nela, os representantes dos governos Estadual e Municipal se manifestaram, bem como cronistas do esporte piauiense, deliberando ações para a melhoria do Albertão e do Lindolfo Monteiro.

A novidade ficou por conta do anúncio da licitação da reforma do Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, conforme explica o secretário municipal de Esportes e Lazer de Teresina, Galba Coêlho:"Estamos fechados há cerca de um ano, após uma vistoria do Corpo de Bombeiros. A licitação dareforma do Lindolfinho acontecerá no próximo dia 25. A reforma levará de dois a três meses, o que liberará o estádio para alguns jogos dos campeonatos de 2016 no Piauí", diz Galba.

Para o vereador Inácio Carvalho, proponente da audiência, o futebol piauiense está em alta aos olhos da sociedade, então é preciso aproveitar esse momento para sensibilizar os gestores. "A reunião desse corpo de autoridades, jornalistas esportivos e vereadores é necessária para deliberação dos caminhos que devemos buscar se quisermos continuar lotando estádios, como ocorreu no último sábado, quando o River jogou contra o Botafogo de São Paulo", defende.

Segundo o diretor da Fundação dos Esportes do Piauí (FUNDESPI), Jorge Dias, está sendo planejado um projeto de reforma no Albertão, que afetará questões pontuais, como o estacionamento, iluminação interna e externa, acessibilidade e a mudança do prédio da FUNDESPI para dentro do Estádio. "Mudar o prédio da FUNDESPI para o Albertão significa também o maior zelo do estádio e dar mais visibilidade a ele", sugere Jorge.

Por conta dos variados furtos que acontecem no Estádio Albertão, foi sugerido ao governador Wellington Dias a implementação de segurança armada no local. Atualmente, apenas três vigilantes cobrem a área, sem que disponham de equipamentos necessários para a segurança patrimonial, onerando o Estado, que precisa repor os materiais furtados.

"Temos outro problema que não é observado. Não temos memórias dos estádios, a não ser as memórias dos cronistas mais experientes, como Dídimo de Castro ou Carlos Said. De memória física, não temos nada", pontua Cesarino Oliveira, presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP).

Todos os encaminhamentos da audiência serão levados ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, e ao governador Wellington Dias para que os problemas dos estádios sejam sanados para essa nova fase do futebol piauiense.
Facebook
Veja também