Viagora

Lula se entrega à Polícia Federal em São Paulo e diz que vai provar inocência

Ele participou da missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Atualizada às 19h

O ex-presidente Lula se entrega à Polícia Federal para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro. Após dois dias no Sindicato dos Metalúrgicos, o ex-presidente deixou o prédio da entidade. Ele precisou sair do local caminhando, cercado de seguranças.

Atualizada às 17h08min

Agentes da Polícia Federal chegaram até o Sindicato para buscar o ex-presidente Lula por volta das 17h. O veículo que leva Lula não consegue deixar o local por conta de militantes bloqueando os portões.

Lula saiu do carro e volta para dentro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, até que a situação seja controlada e agentes consigam retirar ele do local. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está estacionado no aeroporto de Congonhas. Lula deve seguir ainda hoje para Curitiba.

A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffman, tentou amenizar a situação explicando aos militantes que a Polícia Federal estipulou um tempo para que a situação fosse resolvida, e que Lula pode ser responsabilizado pela resistência. "É Lula que vai sofrer a consequência", disse.

  • Foto: Reprodução/GlobonewsMilitantes bloqueiam portões para evitar saída de LulaMilitantes bloqueiam portões para evitar saída de Lula

Matéria inicial

Em discurso em cima de carro de som no final da manhã deste sábado (07), Lula afirmou que ia se entregar a Polícia Federal e que ia provar sua inocência.

"Eu sairei dessa maior, mais forte, mais verdadeiro e inocente, porque eu quero cobrar que eles é que cometeram um crime, um crime político de perseguir um homem que tem 50 anos de história política", disse Lula.

  • Foto: Paulo Pinto/Fotos PúblicasLula discursa em carro de som e afirma que vai se entregar à PFLula discursa em carro de som e afirma que vai se entregar à PF

Lula tinha até às 17h da sexta-feira (06) para se apresentar em Curitiba, mas não seguiu o prazo estabelecido em despacho do juiz Sérgio Moro.

Uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faria aniversário hoje, foi realizada em frente ao Sindicato pela manhã. Após o discurso, Lula saiu carregado entre os militantes e retornou para dentro do Sindicato.

  • Foto: Paulo Pinto/Fotos PúblicasLula é carregado até o Sindicato dos MetalúrgicosLula é carregado até o Sindicato dos Metalúrgicos

Lula ainda tentou evitar a prisão ajuizando um novo pedido do habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que foi negado pelo ministro Félix Fischer. E também ajuizou um novo pedido para ficar em liberdade no Supremo Tribunal Federal, que foi negado pelo ministro Fachin.

Facebook
Veja também