Viagora

Motoristas e cobradores paralisam atividades em protesto na capital

Os trabalhadores afirmam não estarem recebendo seus benefícios corretamente e criticam as demissões em massa.

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (27), os motoristas e cobradores de ônibus decidiram paralisar as atividades em Teresina em protesto ao não pagamento de salários, ticket-alimentação e outros benefícios que estão sofrendo alterações por conta da pandemia de coronavírus.

Os salários estão reduzidos em razão da Medida Provisória do Governo Federal que determina a redução proporcional à diminuição da carga horário enquanto durar o período emergencial. Por conta disso, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários (Sintetro), Fernando Feijão, afirmou que nenhum ônibus sairá da garagem nesta segunda-feira.

  • Foto: Divulgação/PMTO terminal vai começar a funcionar dia 24 de novembro.Os ônibus não irão circular hoje.

Os trabalhadores protestam desde as 5h da manhã e não estipularam um prazo para cessar. Inicialmente eles operavam com 30% da frota dos ônibus, mas agora “não tem mais nada”, conforme o diretor do Sintetro. A preocupação maior dos colaboradores é em relação ao grande número de demissões em um período de vulnerabilidade econômica.

Um outro ponto relacionado às demissões, conforme Fernando Feijão, é que os motoristas e cobradores não estão tendo acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e muito menos dar entrada no seguro-desemprego em razão da forma como as empresas estão fazendo as demissões.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Sintetro

Facebook
Veja também