Viagora

Nível dos rios Poti e Parnaíba é monitorado pela Defesa Civil

O objetivo do órgão é evitar alagamento em regiões próximas aos rios.

A Defesa Civil monitora o nível dos rios Poti e Parnaíba, que elevaram após a ocorrência de chuvas nos últimos dias em Teresina. O objetivo do órgão é prevenir riscos de alagamento em regiões ribeirinhas da Capital.

Segundo Sebastião Domingos, membro da Defesa Civil de Teresina, o órgão supervisiona, principalmente, o dique do Poti Velho, na Zona Norte de Teresina, pois “pode ter risco de atingir diretamente a população, devido à proximidade com as residências dos moradores”.

  • Foto: Reprodução/GoogleMapsRio Poti em Teresina.Defesa Civil de Teresina monitora Rio Poti

O monitoramento é baseado em alertas feitos pela Defesa Civil Nacional, e também em informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre as previsões de chuvas para todo o Estado, além da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que emite relatórios sobre o volume do reservatório de Boa Esperança e a vazão na bacia do Rio Parnaíba.

Em caso de urgência ou suspeita de riscos, a população pode contatar gratuitamente a Defesa Civil Municipal através do número 153. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Facebook
Veja também