Viagora

Pacientes da UPA do Renascença são transferidos em Fiat Uno

De acordo com o relato feito pela denunciante, a única ambulância do local está quebrada com problemas mecânicos.

O Viagora recebeu na tarde desta quarta-feira (09) uma denúncia de que os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, zona sudeste de Teresina, estariam sendo transportados em um carro de passeio modelo Fiat Uno, enquanto a ambulância do local está quebrada.

  • Foto: DivulgaçãoPacientes da UPA do Renascença estariam sendo transportados em um FIAT UNO.Pacientes da UPA do Renascença estariam sendo transportados em um FIAT UNO.

De acordo com a denunciante, a única ambulância do local está na oficina há quase uma semana e o hospital está com dificuldades de ser atendido por esses estabelecimentos por possuir dívidas.

  • Foto: DivulgaçãoA única ambulância do local estaria com problemas mecânicos.A única ambulância do local estaria com problemas mecânicos.

O relato foi feito por uma funcionária que preferiu nao se identificar. Ela disse que o veículo que funciona como ambulância está produzindo muita fumaça, impossibilitando o uso. De acordo com ela, as fotos acima foram registradas no último domingo (07). 

Outro lado

A Assessoria da FMS informou que “toda transferência inter hospitalar de paciente é feita através da Central de Regulação”, que mostra a disponibilidade de vagas nos hospitais e o horário e através dessa solicitação de transferência, é enviada ambulância para o transporte de pacientes. Apenas em último caso, segundo a assessoria, e com autorização médica é feita transferência em carro particular “com acompanhamento de um paramédico”.

”Parte das  ambulâncias são antigas e eventualmente apresentam problemas e são encaminhadas para as oficinas e ficam aguardando peças. A FMS tem trabalhado para renovar a frota e em 2017 foram compradas 10 novos carros para o SAMU,sete já estão em uso e mais 3 devem chegar até final do mês.As transferências entre hospitais são feitas via Central de Regulação e com autorização e acompanhamento médico.Eventuais transferência só são realizadas no carro da administração do hospital se for urgente,com um parecer médico e acompanhamento de um profissional da saúde,desde que não ofereça nenhum risco para o paciente”, diz a nota. 

Facebook
Veja também