Viagora

Paes Landim e Heráclito Fortes não conseguem reeleição

Os dois ficaram entre os 20 primeiros colocados, mas não conseguiram preencher uma das dez vagas para representar o estado.

A população piauiense não reelegeu dois deputados federais. Paes Landim (PTB) e Heráclito Fortes (DEM) ficaram entre os 20 primeiros colocados, mas não conseguiram preencher uma das dez vagas para representar o estado na Câmara dos Deputados.

  • Foto: Viagora/AscomPaes Landim e Heráclito Fortes.Paes Landim e Heráclito Fortes.

O então deputado Marcelo Castro (MDB) foi eleito senador e assumirá o cargo em 2019. O deputado Rodrigo Martins (PSB) desistiu da candidatura por questões pessoais e familiares, conforme nota oficial divulgada em agosto deste ano.

Três pessoas que ocupavam vaga de suplência não conseguiram se eleger no cargo de deputado federal: Merlong Solano (PT), ex-secretário estadual do Governo, Mainha (Progressistas), e Silas Freire (PRB).

Paes Landim recebeu 60 mil votos, enquanto Heráclito Fortes ficou com 46,5 mil. Os números representam 3,70%, e 2,60% dos votos válidos, respectivamente.

O representante do PTB tem 81 anos, natural de São João do Piauí, é advogado e professor. Ele disputou sua primeira eleição para a Câmara Federal em 1986, sendo eleito e assumindo o primeiro mandato no ano seguinte. Esse é o seu oitavo mandato e disputou pela nona vez uma eleição. São 31 anos ocupando uma vaga no Congresso.

Heráclito Fortes tem 68 anos, e é natural de Teresina. Como deputado federal, está no seu 6º mandato, tendo sido também prefeito de Teresina e senador da República. Ele entrou para o Congresso Nacional em 1982.

Facebook
Veja também