Viagora

Parada da diversidade traz Karol Conka e Liniker a Teresina

As apresentações vão acontecer no estacionamento da Ponte Estaiada.

A 16ª Parada da Diversidade de Teresina espera reunir mais de 100 mil pessoas no estacionamento da Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina, neste domingo (03). O evento vai contar com presença da Rapper curitibana Karol Conka, com a banda Liniker e os Caramelows e também vai receber o DJ Marcio Brytho, Nanda Machado e Chandelly Kidman. A concentração começa às 16h, em frente a Potycabana.

“Vamos ter uma benção na avenida, com representantes de três religiões de matrizes africanas. Neste ano, vamos homenagear o médico Antônio de Noronha e o Júnior, idealizador do coletivo Salve Rainha, padrinhos desta edição da Parada. Também vamos receber várias caravanas do interior do Piauí e do Maranhão”, disse a coordenadora do grupo Matizes, realizador do evento, Marinalva Santana.

Marinalva também cita que todas as medidas legais foram tomadas para garantir a realização do evento. Segundo ela, haverá uma delegacia móvel, com a presença da Polícia Militar, além dos agentes de proteção social, distribuindo material educativo e orientando o público.

  • Foto: Divulgação/Governo do EstadoKarol ConkaKarol Conka

A rapper curitibana Karol Conka consolidou a carreira na música brasileira em 2013, ao conquistar o prêmio Multishow de Artista Revelação, lançou também single "Toda Doida", sucesso nas pistas das casas noturnas do país.

O seu álbum de estreia, “Batuk Freak”, teve mais de 22 mil downloads. Em 2014, a cantora deu os primeiros passos fora do Brasil, quando realizou a primeira turnê pela Europa. Com o single “Tombei”, lançado em 2014, ela levou o prêmio Multishow de Nova Canção, indicada também pela revista Rolling Stone como uma das 15 melhores canções de rap do ano. Em 2015, Karol inicia turnê pela Austrália.

Tombei mostra bem a pegada frenética da rotina de Karol. A letra, escrita pela rapper, inspira-se em sua força feminina. O videoclipe do single “Tombei” foi sucesso absoluto de público e crítica ultrapassando 3.5 milhões de visualizações no YouTube. Para Karol, significa um grito de poder à cultura negra brasileira e, claro, às mulheres em geral - "que arrasam e 'tombam' mesmo".

  • Foto: Divulgação/Governo do EstadoLiniker e os CaramelowsLiniker e os Caramelows

Outra atração nacional da parada é a paulista Liniker. A cantora paulista é um dos principais artistas queer da música brasileira. Em 2015, ela formou a banda “Liniker e os Caramelows", com quem lançou o EP Cru, em 30 de julho daquele ano, por meio do primeiro single, "Zero".

Os vídeos com a interpretação das canções do projeto ganharam milhões de visualizações rapidamente. Em 16 de setembro de 2016, a banda lançou seu álbum de estreia, intitulado Remonta, gravado com ajuda dos fãs por meio do financiamento coletivo no Catarse.

O disco repercutiu internacionalmente e ganhou atenção da imprensa estrangeira. O projeto musical traduz a blackmusic e o soul para uma linguagem contemporânea brasileira, com composições autorais, trazendo como tema central as relações com pessoas e com o mundo.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também