Viagora

PF deflagra operação e cumpre mandados no Maranhão e Piauí

Segundo a Polícia Federal, o objetivo é de desarticular facção criminosa com ramificação em vários estados da federação.

Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a “Operação Hesíodo” com o objetivo de desarticular facção criminosa com ramificação em vários estados da federação, responsável por tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro.

A polícia cumpre 24 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de prisão temporária, além de constrição patrimonial, nas cidades de Caxias (MA), Timon (MA) e Teresina (PI).

  • Foto: Polícia FederalPF deflagra Operação Hesíodo no Maranhão e Piauí.PF deflagra Operação Hesíodo no Maranhão e Piauí.

De acordo com a PF, a ação faz parte do desdobramento de um inquérito policial instaurado inicialmente para investigar grupos criminosos com envolvimento em roubos contra instituições financeiras e transportadoras de cargas no interior maranhense.

Durante as investigações, a polícia identificou pessoas suspeitas de estarem ligadas a organização investigada, ou, ao menos, estar auxiliando em suas atividades ilícitas, especificamente dentro de células criminosas atuantes em determinadas cidades como Caxias e Timon.

Segundo a PF, os investigados teriam tarefas bem definidas dentro da organização criminosa, alguns com a incumbência de serem o braço armado do grupo realizando cobranças de dívidas, outros por realizarem a venda de drogas e armas e alguns por serem operadores financeiros para lavagem de dinheiro.

Para cumprimento dos mandados foram empregados 102 policiais federais, com apoio da Polícia Civil de São Luís (MA) que trouxe cães farejadores, além dos grupos táticos do Comando de Operações Táticas (COT) e apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional (CAOP), grupos esses especializados em operações de alto risco.

A operação foi representada judicialmente perante o Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Luís (MA), especializada em crimes praticados por organizações criminosas.

Ainda segundo a Polícia Federal, os envolvidos, caso condenados, podem responder pela prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Mais conteúdo sobre:

Polícia Federal

Facebook
Veja também