Viagora

PF prende vereador, empresários e servidores da Prefeitura de União

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação é apurar suspeita de desvio de recursos públicos da educação destinados ao município.

Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal em uma ação conjunta com a Controladoria-Geral da União, deflagrou a “Operação Delivery”.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação é apurar suspeita de desvio de recursos públicos da educação destinados ao município de União.

  • Foto: DivulgaçãoOperação da Polícia FederalOperação da Polícia Federal

A PF informou que cinco pessoas foram presas, dentre elas empresários, agentes públicos municipais e um vereador. Eles são investigadas por crimes de corrupção, peculato e fraudes licitatórias.

Segundo a Polícia Federal, o inquérito policial foi instaurado a partir de notícias da apreensão, pela Polícia Militar, de R$ 379.000,00 (trezentos e setenta e nove mil reais) em espécie, no dia 1º de maio de 2020, em veículo alugado pela prefeitura de União, em posse de dois funcionários municipais que não esclareceram a origem dos valores.

Conforme o inquérito, a Secretaria de Educação de União teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a contratação de empresas fictícias de Fortaleza/CE, responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático. 

Ainda segundo a PF, análises da CGU apontam que os contratos superfaturados utilizados para obtenção do dinheiro apreendido geraram ao FUNDEB prejuízo mínimo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Mais conteúdo sobre:

União

Piauí

Polícia Federal

Facebook
Veja também