Viagora

Piauí reduz em 18% os casos de tuberculose no Estado

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que pode ser contraída pelo ar.

O Piauí reduziu em 18% os casos de tuberculose no estado nos últimos anos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que pode se propagar por meio da tosse e do ar, através de gotículas expelidas por pessoas que contraíram o vírus.

  • Foto: IlustrativaTuberculose

“Há uma redução nos casos de tuberculose, porém, os municípios ainda precisam reforçar a busca ativa e ainda há subnotificação dos casos”, relatou Ivone Venâncio, supervisora de Tuberculose.

Segundo dados, somente no ano de 2011 foram detectados 791 novos casos de tuberculose. Já em 2017, o número de casos caiu para 643, representando uma incidência de 20,1 por 100 mil/hab. O Piauí possui atualmente cerca de 831 casos da doença, sendo 51 deles por coinfecção com HIV.

A supervisora de tuberculose aponta que um dos maiores problemas enfrentados é o abandono do tratamento da doença por parte do paciente quando as melhoras vão sendo notadas. “Após a melhora clínica, os indivíduos acreditam erroneamente que já estão curados, mas o tratamento completo são de seis meses, o que pode ser muito perigoso”, explica Ivone.

A tuberculose é uma doença que pode levar a morte. Apesar de ser considerada uma doença muito perigosa, a tuberculose e possui tratamento, e é curável na maioria dos novos casos. O tratamento é feito com medicamentos anti-TB e pode durar no mínimo seis meses, se os princípios básicos da terapia forem obedecidos pelo pacientes.

Facebook
Veja também