Viagora

Posse de Jair Bolsonaro terá desfile em carro aberto e coquetel

A realização de uma cerimônia religiosa ecumênica chegou a ser discutida, mas foi descartada devido ao estado de saúde do presidente eleito.

De acordo com definições divulgadas na última semana para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, foram confirmados um coquetel de recepção no Itamaraty e não um banquete, além de desfile em carro aberto, com a primeira dama Michelle, no tradicional Rolls Royce. Também foi retirada da programação a cerimônia ecumênica, que inicialmente surgiu entre as possibilidades.

Segundo roteiro desenhado para a posse, o futuro vice-presidente da República, general Hamilton Mourão e a mulher Paula Mourão também farão em carro conversível o percurso entre a Catedral e o Congresso onde, na primeira parte da cerimônia, serão empossados e, depois, do Congresso ao Palácio do Planalto. Só a última etapa, do Planalto ao Itamaraty, deverá ser feita em carro fechado.

Apesar de não fazer parte do protocolo da posse, definido em decreto de 1972, a realização de uma cerimônia religiosa ecumênica chegou a ser discutida, mas nas últimas semanas foi descartada pela condição de saúde de Bolsonaro.

Na data da posse, o presidente eleito estará se recuperando da cirurgia que fará para a retirada da bolsa de colostomia, colocada na área externa do abdômen. A expectativa é de que a operação ocorra 15 dias antes da posse e, por isso, ele estará se recuperando. Caso a retirada da bolsa não seja possível, os cuidados com Bolsonaro terão que ser ainda maiores.

Facebook
Veja também