Viagora

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem começa nesta segunda

Este ano, os pedidos devem ser feitos pelos estudantes antes do período de inscrição.

Começa nesta segunda-feira (02) o prazo para estudantes que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pedirem a isenção da taxa de inscrição para as provas do exame deste ano, através do sitedo Enem. Caso consiga, o usário não precisará pagar os R$ 82 da inscrição.

  • Foto: DivulgaçãoProvas Enem

Nesta edição do Enem, o estudante terá que pedir a isenção da taxa entre os dias 2 e 11 de abril, antes do período de inscrição, que está previsto para começar somente no dia 7 de maio.

Para ser isento da taxa, o estudante precisa estar cursando a última série do ensino médio em escola pública, ou precisa ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capta igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Podem também se inscrever aqueles que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Caso o estudante solicite a isenção da taxa do Enem e ela for negada, será possível recorrer da decisão através da página do participante. Mesmo solicitando a isenção de taxa, o participante precisa se inscrever no exame.

Aqueles que tiveram isenção da taxa de inscrição no Enem no ano passado e faltaram as provas, terão que se justificar caso queiram pedir a isenção da taxa novamente este ano. A justificativa da ausência deve ser comprovada entre os dias 2 e 11 de abril, por meio de documentos como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência.

Facebook
Veja também