Geral

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem começa nesta segunda

Este ano, os pedidos devem ser feitos pelos estudantes antes do período de inscrição.
JOSEFA GEOVANA
DE TERESINA
02/04/2018 09h15 - atualizado

Começa nesta segunda-feira (02) o prazo para estudantes que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pedirem a isenção da taxa de inscrição para as provas do exame deste ano, através do sitedo Enem. Caso consiga, o usário não precisará pagar os R$ 82 da inscrição.

  • Foto: DivulgaçãoProvas Enem

Nesta edição do Enem, o estudante terá que pedir a isenção da taxa entre os dias 2 e 11 de abril, antes do período de inscrição, que está previsto para começar somente no dia 7 de maio.

Para ser isento da taxa, o estudante precisa estar cursando a última série do ensino médio em escola pública, ou precisa ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capta igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Podem também se inscrever aqueles que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Caso o estudante solicite a isenção da taxa do Enem e ela for negada, será possível recorrer da decisão através da página do participante. Mesmo solicitando a isenção de taxa, o participante precisa se inscrever no exame.

Aqueles que tiveram isenção da taxa de inscrição no Enem no ano passado e faltaram as provas, terão que se justificar caso queiram pedir a isenção da taxa novamente este ano. A justificativa da ausência deve ser comprovada entre os dias 2 e 11 de abril, por meio de documentos como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência.

Mais conteúdo sobre:

Mais na Web