SINDSERM é contra projeto de Lei proposto por Firmino Filho
Segundo o sindicato, existe a suspeita que a prefeitura tenha a intenção de fazer com que as direções nas unidades de ensino sejam ocupadas por nomeação direta, por meio do Secretário
O Projeto de Lei 163/2018 foi enviado à Câmara Municipal pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), propondo modificar a Lei que regulamenta as eleições para Direções de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em Teresina.
De acordo com o projeto, a proposta é não realizar eleições nas unidades de ensino de tempo integral e escolas com menos de três anos de funcionamento. A proposição foi tratada em reunião entre o presidente da Câmara, Jeová Alencar (PSDB) e a diretoria do Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM) na tarde desta segunda-feira (24). A entidade suspeita de intenções eleitoreiras por parte do Secretário de Educação de Teresina, Kleber Montezuma.
- Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Teresina
Kléber Montezuma
O Sindicato solicitou à Presidência da Câmara Municipal a retirada de pauta do projeto que já estava previsto para a sessão deste dia 25 de setembro. Após serem recebidos pelo vereador Jeová Alencar, o Sindicato prevê maiores discussões a respeito de gestão democrática nas unidades de ensino, que consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em vigor desde 1996. Uma audiência pública também será proposta para o legislativo.
De acordo com o documento, a justificativa apresentada pelo prefeito para não realizar eleições nestas escolas, são as seguintes: a modalidade de escolas de tempo integral não existia na época em que foi aprovada a lei em vigor (Lei nº 4274/2012) que determina que haja eleições em todas as unidades de ensino; que escolas novas não tem comunidade escolar para realizar o processo eleitoral.
"O SINDSERM contesta os argumentos apresentados e informa, por exemplo, que as maiores e mais bem estruturadas escolas de tempo integral que o município já teve foram os Escolões do Parque Piauí, Parque Itararé, Mocambinho e Eurípedes de Aguiar. Nestas escolas, criadas ainda na gestão do Professor Wall Ferraz, as direções já eram eleitas por voto universal. Além disso, toda unidade de ensino que tem alunos matriculados já tem mães, pais, funcionários e professores . Portanto, já existe uma comunidade escolar para se realizar o pleito", afirma o presidente Sinésio Soares.
Segundo o sindicato, existe a suspeita que a prefeitura tenha a intenção de fazer com que as direções nas unidades de ensino sejam ocupadas por nomeação direta, por meio do Secretário Kléber Montezuma. O projeto ainda prevê a indicação dos gestores de escolas nos casos de vacância. "Em relação às vacâncias, o SINDSERM recomenda que a indicação do Secretário seja precedida de uma consulta simplificada à comunidade escolar, para dar prioridade a um profissional que já esteja lotado na unidade de ensino", argumenta Sinésio.
"Para o SINDSERM, não faz nenhum sentido mudar as regras do processo eleitoral iniciado. Recentemente, o sindicato flagrou a participação de uma candidata a deputada estadual, apoiada pelo Secretário de Educação, fazendo sorteio de brindes em uma CMEI na zona sul de Teresina", disse o presidente.
Ainda de acordo com a entidade, será tentado um diálogo com todos os membros da Câmara Municipal para que o projeto não seja votado sem consulta à categoria e a sua representação. "Vamos ficar atentos e divulgar os nomes de quem votar um projeto que significa um ataque à democracia nas escolas. Iremos divulgar os nomes de quem votar em prol desse retrocesso", conclui Sinésio.
Outro lado
O Viagoraprocurou o secretário Kleber Montezuma para falar sobre o assunto. Através da assessoria o secretário informou que não se pronunciaria.
Polícia e MP discutem estratégias para fortalecer investigações de violência doméstica
O encontro foi realizado nessa quarta-feira (03), na sede da Delegacia Geral, em Teresina, com a participação do delegado-geral Luccy Keiko.Silvio Mendes nomeia mais de 400 aprovados em concurso da Semec de Teresina
As convocações para cargos de níveis superior e técnico-administrativo foram publicadas no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (3).Picos Cidade Junina reúne multidão com atrações nacionais e locais
A primeira noite contou com shows de Elba Ramalho, Bruno & Marrone e Tropykália; evento deve movimentar mais de R$ 50 milhões na economia regionalProjeto Sasakawa reforça combate à hanseníase em Teresina com capacitações
A iniciativa da FMS busca ampliar o diagnóstico precoce, reduzir casos da doença e combater o preconceito que ainda afeta pacientes na capital.Serra da Capivara no Piauí celebra 47 anos como patrimônio da humanidade
O parque localizado no sudeste do Piauí reúne a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas e segue como referência mundial em pesquisa, preservação e turismo.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir