Viagora

Site do Ministério da Saúde é alvo de hackers e fica fora do ar

Em nota, o órgão informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal estão investigando a invasão ao sistema.

Na madrugada desta sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde foi alvo de um ataque hacker e até o início da manhã de hoje, a página permanecia fora do ar.

Conforme o Ministério da Saúde, a página do ConectSUS, que contém informações, por exemplo, sobre a vacinação da população contra a Covid-19, também ficou indisponível.

Segundo o MS, o ataque comprometeu, temporariamente o “e-SUS Notifica”, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital

De acordo com o órgão, o grupo que diz ser responsável pelo ataque se auto intitula Lapsus$ e na mensagem deixada por ele, havia um pedido de resgate pelas informações armazenadas e, ao final do texto, há um contato de e-mail criptografado e telegrama.

"Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está (sic) em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados", diz a mensagem.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal estão investigando a invasão ao sistema. "O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas", diz nota.

Com informações do R7

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Saúde

Polícia Federal

Facebook
Veja também