Viagora

Toninho de Caridade e Paulo César disputam presidência da APPM

A eleição para a presidência da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) acontece nesta sexta-feira (8).

Nesta sexta-feira, 8 de janeiro, acontece a eleição para escolha do próximo presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), onde dois candidatos disputam o pleito: Toninho de Caridade (PSD), prefeito de Caridade do Piauí, e Paulo César (Progressistas), prefeito de Francinópolis.

A eleição ocorre na sede da APPM, teve início às 9h e até às 17h os prefeitos dos 224 municípios piauienses poderão votar em um dos candidatos, que estão acompanhando a movimentação da votação. O prefeito que vencer a eleição tomará posse ainda hoje, às 18h, para o biênio 2021-2022.

  • Foto: Luís Marcos/ViagoraPrefeito Toninho de Caridade (PSD).Prefeito Toninho de Caridade (PSD).

Para Toninho, o fato de ter o apoio do atual presidente da associação, o prefeito Jonas Moura (PSD), reflete positivamente para a sua candidatura.

“O presidente Jonas fez uma grande gestão. A gente sabe que teve a interrupção devido à pandemia, porque o mandato é um biênio, e ele praticamente perdeu essa capacidade de trabalhar como achava que deveria. Todos nós reconhecemos isso, mas o período que ele passou [como presidente], ele foi muito fundamental para a instituição. Então isso eu acho que reflete positivamente para o nosso nome, mas a gente acredita que os pontos principais da eleição vão ser as propostas, o perfil de governar e de representar os prefeitos”, comentou.

  • Foto: Luís Marcos/ViagoraPrefeito Paulo César (Progressistas).Prefeito Paulo César (Progressistas).

Paulo César é filiado ao Progressistas, partido que mais elegeu prefeitos no Piauí nas eleições municipais de 2020. Questionado se isso traria alguma vantagem para a sua candidatura, o prefeito declarou que acredita na união do partido.

“De certa forma, sim, porque o partido saiu unido. Primeiramente, quando você vai pleitear algo, você tem que buscar união na sua casa, para viabilizar uma vitória. E nós fizemos isso. O partido está unido, mas como temos como a bandeira suprapartidária, não é suficiente, então nós fomos atrás de outros apoios. Prova disso é o nosso 1º vice-presidente, que é o prefeito Joãozinho Félix de Campo Maior, então temos Republicanos, MDB, PSB, temos vários outros partidos”, declarou.

Desfiliação de prefeitos

Nos últimos anos, vários prefeitos se desfiliaram da APPM, alegando que a associação não estava sendo proveitosa para as demandas dos seus municípios.

Sobre as estratégias que utilizarão para atrair a filiação desses prefeitos, Paulo César acredita que a solução seja tornar a associação uma entidade “mais técnica e menos política”.

“O sentimento que gente notou nessa campanha foi que a APPM ficou um pouco obsoleta no seu objetivo de auxiliar os municípios. Então com isso, a gente busca se especializar, tornar a APPM uma instituição mais técnica e menos política. Vários prefeitos estavam saindo da APPM por isso, porque não encontravam aquele apoio técnico, a APPM tem que ser uma entidade que vá orientar os municípios, dar apoio técnico. Quando chega aqui, nós temos que dar a eles o que eles vêm buscar, que é apoio aos municípios”, disse.

Já o prefeito Toninho de Caridade acredita que a APPM deve reforçar as parcerias com associações regionais, para levar capacitação aos prefeitos e às suas equipes.

“Primeiro a gente reforçar as associações regionais. Fazer uma parceria da entre a APPM e as associações regionais para a gente fortalecer e descentralizar as ações da APPM, para a gente poder levar a capacitação aos gestores na sua região. A gente sabe que tem prefeitos de cidades que ficam a quase 1.000 km da cidade de Teresina e têm a dificuldade de trazer todos os seus membros para a APPM, é uma despesa enorme, então através das associações regionais e a APPM a gente pode descentralizar essas ações, colocando os gestores para capacitar a sua equipe para que eles tenham segurança dos atos praticados em sua gestão”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

APPM

Facebook
Veja também