Viagora

Transporte alternativo anuncia paralisação de atividades em Teresina

Atualmente as vans fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital, como shoppings e o Centro Administrativo.

Nesta quinta-feira (21), o Sindicato dos Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do Piauí (SINTRAPI), anunciou a paralisação do transporte alternativo de Teresina.

Segundo o sindicato, a decisão foi após a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) proibir, sem aviso prévio, o uso de todos os ControlCIT (máquina de passar o cartão vale transporte e estudantil dos passageiros). O mecanismo é utilizado por todos os permissionários dos transportes alternativos da capital.

De acordo com o (SINTRAPI), a decisão foi tomada após a STRANS emitir ofício nessa quarta (20), informando a proibição do serviço para toda Teresina a partir das 00h de hoje.  Ao todo 40 vans que atendem as quatro regiões da capital ficarão sem essa opção.

  • Foto: Divulgação/SintrapiGreve no transporte alternativo de TeresinaGreve no transporte alternativo de Teresina

“Nós fomos pegos de surpresa com esse ofício dizendo que todos os ControlCIT estão bloqueados a partir de meia-noite. Fica inviável operar desta forma. Hoje dificilmente as pessoas andam com dinheiro, paga-se a viagem é com cartão e o que mais nos intriga é que foi uma decisão sem nenhum aviso, apenas mandaram bloquear e as vans não poderão usar mais”, disse Trajano Paulo, atual presidente do Sintrapi.

  • Foto: Divulgação/WhatsAppPresidente do Sintrapi, Trajano PauloPresidente do Sintrapi, Trajano Paulo

Segundo o Sintrapi, a partir disso os micro-ônibus não vão mais circular até que o impasse seja revisto uma vez que até mesmo os motoristas e cobradores dos ônibus farão nova paralisação nesta quinta-feira, deixando a cidade completamente sem transporte público disponível para a população.

Ainda conforme a Sintrapi, o sindicato vai às 9h na sede do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina, Avenida Maranhão, Centro de Teresina, recorrer da decisão.

Funcionamento do transporte alternativo

Atualmente as vans fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital, como shoppings e o Centro Administrativo. As linhas que passam pelos shoppings rodam das 5h às 23h enquanto as demais circulam das 5h às 19h.

Outro lado

O Viagora procurou a Strans sobre o caso e a assessoria de comunicação do órgão informou que o bloqueio no dispositivo do ControlCIT foi para auditoria nos sistemas de pagamento.

Facebook
Veja também