Viagora

Vereadores querem anular eleição da Câmara de Avelino Lopes

A votação ocorreu no dia 14 de dezembro e foi marcada por confusão e bate-boca entre os vereadores do município.

Vereadores de Avelino Lopes estão tentando conseguir a anulação da sessão extraordinária para a escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Avelino Lopes, alegando que a escolha vai em contradição com o regimento interno do legislativo.

A votação ocorreu na última sexta-feira (14), na Câmara, em meio a bate-boca e socos que geraram uma grande confusão no local, virando até mesmo caso de polícia. O vereador escolhido pela votação para assumir a mesa diretora foi Marcelo Magalhães (PRTB) da Chapa 1, que disputou contra o vereador Ueneslei Angelino (PTB), o Lezim, da chapa 2.

  • Foto: DivulgaçãoCâmara Municipal de Avelino LopesCâmara Municipal de Avelino Lopes

De acordo com a denúncia de um morador do município, os votos teriam sido combinados entre os vereadores que entraram em um consenso antes de ocorrer a votação. Lezim estava certo da vitória por 5 votos a 4, contra o candidato da oposição, mas acabou perdendo, pois o entusiasta da chapa, Nilson Pereira (MDB), o Nilsão, que votaria em Lezim, acabou votando em Marcelo Magalhães, que venceu com 5 votos e foi reeleito.

Ainda conforme a denúncia, após a votação, Nilsão que não teria revelado votar na chapa da oposição acusou os companheiros vereadores de ter votado em Marcelo Magalhães iniciando a confusão. Após sair da Câmara Municipal, Nilsão confessou que votou em Marcelo e ainda pediu perdão.

“Eu não tive a coragem de dizer que não estava mais votando em Lezim não, não tive a coragem. Mas o voto saiu, eu votei foi no Marcelo. Como todo mundo parabenizou ele pelo trabalho eu falei com ele que teria meu voto ontem. Ontem ele ficou sabendo que teria o meu voto e já me agradeceu”, desabafou Nilsão. “Se você não me perdoar, eu já pedi perdão para Deus, foi uma das primeiras coisas que fiz quando sai de lá”, disse Nilsão em aúdio que circula no whatsApp.

Agora o embate da chapa 2 é conseguir a anulação da reeleição de Marcelo Magalhães, pois ele já ocupava o cargo desde janeiro de 2017.  Segundo a oposição, Marcelo não poderá assumir novamente, devido a lei orgânica do município vedar a reeleição para o mesmo cargo.

Vereadores da chapa 2 afirmaram que irão acionar a Justiça para anular a votação na Câmara Municipal de Avelino Lopes, com base no artigo 23. da lei municipal que estabelece que “o mandato da Mesa será de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também