Projeto Flor de Mandacaru fortalece cuidado integral às mulheres em Teresina
Conforme a secretaria, a ação promoveu acolhimento e cuidado integral às mulheres assistidas pela rede municipal.A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), realizou o Projeto Flor de Mandacaru durante o mês de fevereiro, nos Serviços Florescer das regiões Sul, Sudeste, Norte e Salobro.
Conforme a secretaria, a ação promoveu acolhimento e cuidado integral às mulheres assistidas pela rede municipal. As atividades foram conduzidas pelas psicólogas Joseli e Bhrenda, técnicas da Secretaria, e pela Terapeuta Camila, do Centro de Referência Esperança Garcia (CREG).
A secretaria destacou que a programação teve início com a apresentação dos Serviços Florescer às novas assistidas, onde foram compartilhadas informações sobre os atendimentos ofertados, fluxos de acompanhamento e a importância da rede de apoio.
Na sequência, foi realizado um exercício de respiração guiada, contribuindo para a redução de tensões e preparação emocional das participantes. Posteriormente, aconteceu a roda terapêutica, onde as mulheres puderam compartilhar vivências, desafios e sentimentos.
A terapeuta Camila realizou o procedimento de auriculoterapia no fim da programação. Para trabalhar o equilíbrio emocional e a ansiedade. De acordo com a prefeitura, ao longo do mês de fevereiro, o Projeto Flor de Mandacaru consolidou-se como uma ação de cuidado humanizado e atenção integral às mulheres atendidas pelos Serviços Florescer.