PRF apreende 650 kg de pescados e queijo transportados irregularmente em Parnaíba
De acordo com a PRF, os alimentos perecíveis não possuíam documentação fiscal e sanitária.Na terça-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 650 kg de alimentos perecíveis transportados sem documentação fiscal e sanitária na BR-343, em Parnaíba, litoral do Piauí.
De acordo com a PRF, durante uma fiscalização no KM 33 da rodovia, uma equipe abordou um caminhão baú Ford/Cargo 815 que seguia de Parnaíba com destino a Teresina. Na inspeção, os policiais verificaram que o veículo transportava mudanças, peças automotivas e diversas mercadorias.
A PRF informou que, dentre os itens, foi encontrada uma grande quantidade de alimentos perecíveis acondicionados em caixas de isopor, sem qualquer documentação fiscal ou sanitária que comprovasse a origem dos produtos.
Na fiscalização, o responsável pela empresa transportadora compareceu ao local e confirmou a inexistência da documentação exigida para o transporte da carga. A Vigilância Sanitária de Parnaíba foi acionada para realizar a inspeção dos produtos.
Conforme a PRF, após a avaliação, o órgão determinou o perdimento administrativo de toda a carga em razão da ausência de comprovação de origem e das irregularidades constatadas durante o transporte.
Foram contabilizados aproximadamente 100 kg de queijo e 550 kg de pescado, entre camarão, peixe e lula, totalizando cerca de 650 kg de alimentos perecíveis. Além das medidas administrativas adotadas pela Vigilância Sanitária, a ocorrência foi encaminhada aos órgãos competentes para apuração de eventual crime contra a ordem tributária, em razão da inexistência de documentação fiscal que acobertasse o transporte das mercadorias.