Viagora

Prefeito Júnior Carvalho contrata advogado Igor Martins por R$ 96 mil

O contrato com o escritório Igor Martins e Advogados Associados foi feito por processo de inexigibilidade de licitação.

O prefeito do município de Demerval Lobão, Júnior Carvalho (PMDB), contratou o escritório do advogado Igor Martins para prestar serviços de assessoria jurídica no município. Igor Martins foi preso em 2016, juntamente com ex-prefeito de Redenção do Gurguéia, Delano Parente e empresários por um esquema de fraude em licitações.

O contrato com o escritório Igor Martins e Advogados Associados foi feito por processo de inexigibilidade de licitação. O valor total da contratação é de R$ 96 mil. No extrato publicado no Diário Oficial dos Municípios, não é informado o período de vigência. O advogado será pago com recursos do orçamento geral do município.

  • Foto: DivulgaçãoPrefeito Júnior Carvalho e advogado Igor MartinsPrefeito Júnior Carvalho e advogado Igor Martins

O esquema de fraudes

Uma investigação comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), apurou que havia uma organização criminosa formada por políticos, empresários e funcionários públicos, além de dois advogados: Igor Martins Ferreira de Carvalho e Tiago Rodrigues Nogueira Júnior. Os integrantes foram presos em julho de 2016, durante a Operação Déspota.

A organização criminosa era dividida em três núcleos: o político, o empresarial e o de colaboradores. Os políticos (prefeito, secretários municipais, vereador e outros) direcionavam e forjavam licitações, para que as empresas envolvidas no esquema saíssem vencedoras. Os empresários compunham o segundo núcleo, que emitia notas fiscais frias. Essas empresas pertenciam a “laranjas”, alguns deles são parentes dos políticos participantes, e eram só fachada. Já os colaboradores eram servidores que falsificavam documentos, atestando o recebimento de serviços que nunca foram prestados e expedindo ordens de pagamento, dentre outras funções. Os advogados auxiliavam para que todos os processos parecessem legais.

O dinheiro desviado era então repartido entre os membros da organização. Os serviços irregularmente contratados dizem respeito a fornecimento de merenda escolar, transporte escolar e realização de obras públicas, dentre outros. Os prejuízos aos cofres públicos chegam à casa dos milhões.

Outro lado

O Portal Viagora tentou entrar em contato com o prefeito Júnior Carvalho na manhã desta quarta-feira (18), mas o gestor não atendeu as ligações. O espaço permanece aberto para futuros esclarecimentos do gestor.

Facebook
Veja também