Viagora

HGV realiza mais um mutirão de cirurgias neste sábado (18)

Ao todo serão realizados 47 procedimentos em duas modalidades.

Neste sábado (18), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) estará realizando mais uma etapa do mutirão de cirurgias. Serão feitos  47 procedimentos em duas modalidades médicas, sendo 29 na área de cirurgia geral e 18 em otorrinolaringologia.

"Os mutirões ajudam a otimizar o fluxo de atendimentos cirúrgicos. Agilizando esses procedimentos, há um impacto direto na redução do tempo médio de espera por uma cirurgia; proporcionando uma melhor qualidade de vida a essas pessoas", explicou o coordenador da Clínica Cirúrgica, Hamilton Fontes.

  • Foto: Divulgação/Governo do EstadoHGV realiza mutirão cirúrgico nesta quinta-feira (15).HGV realiza mutirão cirúrgico nesta quinta-feira (15).

Os procedimentos em cirurgia geral que serão feitos são de cirurgia da vesícula (colecistectomia) e hérnias abdominais (epigástrica, umbilical e inguinal). Os procedimentos em otorrinolaringologia são as cirurgias de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoitectomia (retirada da adenoide) e adeno-amigdalectomia, que atenderá nove crianças e seis adultos.

O tempo médio de espera para a realização desses tipos de cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de até 40 dias, de acordo com Clara Leal, diretora do HGV. No ano de 2014 a espera chegava a 24 meses. Somente em 2017 o Hospital Getúlio vagas realizou 44 ações médicas em diferentes especialidades, chegando a tender cerca de 1.284 pessoas.

Facebook
Veja também