Viagora

Hortas comunitárias movimentaram R$ 8 milhões em Teresina

Foram produzidos 1.070 toneladas de coentro, alface e cebolinha somente este ano.

Em média, 1.070 toneladas de vegetais como o coentro, alface e cebolinha foram produzidas em hortas comunitárias de Teresina somente neste ano. A produção agrícola movimentou aproximadamente R$ 8 milhões nas hortas, segundo o gerente interino de produção agrícola da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) Glauco de Oliveira Castro.

  • Foto: Prefeitura Municipal de TeresinaHorta Comunitária

O gerente afirmou que foram disponibilizados aos 2.100 agricultores da zona rural e urbana, esterco animal e compostagem feita na unidade de compostagem localizada no bairro Cidade Jardim, que produz cerca de três toneladas de adubo ao mês. “Apesar da crise econômica, conseguimos manter o mesmo patamar de produção do ano passado. Para isso, a SDR disponibilizou esterco animal e compostagem para cerca de 2.100 agricultores que atuam nas hortas de Teresina. Com isso, eles conseguiram manter o ritmo e quantidade da produção”, relatou o gerente.

“Além de todas essas formas de incentivo, desde o ano passado, nós atuamos na revitalização das hortas comunitárias, através da distribuição de materiais de trabalho e recuperação das cercas das hortas”, relatou Glauco. Os agricultores também contam com a ajuda de um caminhão que fica à disposição dos produtores.

“Este ano, a gente teve bastante alface, cheiro verde e cebolinha, além de rúcula e couve. E ano que vem, a gente espera que tenha mais”, comentou Maria de Jesus Custódio, agricultora na horta Geovane Prado, zona leste de Teresina.

Facebook
Veja também