Teresina recebe 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
O evento ocorrerá entre os dias 15 e 20 de maio no Teatro do Boi.
Teresina recebe a 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos nesta segunda-feira (15), no Teatro do Boi. A mostra é realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, em centros culturais, instituições públicas e privadas, teatros e escolas. O evento se estende até o próximo sábado (20).
Nesta edição, a programação conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero; e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky. Esse ano vai contar com uma novidade: a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil, que vai exibir oito curtas-metragens, por meio do Cine Móvel Cajuí, um projeto de cinema itinerante executado pela Secretaria de Estado da Cultura.
A abertura será às 19h, com a apresentação da Orquestra Jovem do Projeto Música para Todos, do Grupo Gonzaga Para Todos, e exibição de dois filmes: “Depois que te Vi”, de Vinicius Saramago, sobre os direitos da pessoa com deficiência; e “De que Lado me Olhas”, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, sobre diversidade sexual e cidadania LGBT. Na programação, os filmes serão distribuídos em sessões pela manhã (de 10 a 12h), à tarde (de 14 a 18h) e à noite (de 19 a 21h).
Além da exibição de filmes, haverá a exposição do Salão Medplan de Humor, com o tema intolerância, organizado pelo curador Jota A. Costa. Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), terão sessões com debates, coordenados pela doutora em Direito, professora Sueli Rodrigues, presidenta da Comissão da Verdade e da Escravidão Negra da OAB/PI, e pela professora Andreia Marreiro, coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Faculdade Adelmar Rosado/FAR, Esperança Garcia.
O festival é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Cidadania, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM). Em Teresina, a Mostra Cinema e Direitos Humanos conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
-
Copa do Mundo de 2030 terá jogos em seis países e três continentes
Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes principais, enquanto Uruguai, Argentina e Paraguai receberão partidas em homenagem à história do Mundial -
Sorteio da Mega-Sena não tem nenhum ganhador e prêmio acumula em R$ 62 milhões
As apostas para o próximo concurso podem ser realizadas até às 20h, em qualquer casa lotérica do país ou pela internet, no app ou site Loterias Caixa. -
Eleições 2026: Forças Armadas são autorizadas para atuar na segurança e logística
A atuação militar poderá ocorrer durante a votação, apuração e no apoio logístico do processo eleitoral, conforme solicitação do TSE -
Brasil tem quase 2 milhões de eleitores com deficiência, aponta TSE
Estão inclusas pessoas com dificuldade de locomoção, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física, intelectual ou outras condições. -
Bolsa Família: beneficiários com NIS de final 2 recebem pagamento de julho nesta terça
Moradores de 175 municípios de seis estados receberam o crédito nessa segunda-feira, independentemente do número final do NIS.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir