Viagora

Obras da nova maternidade de Teresina devem iniciar ainda em maio

A obra foi orçada em cerca de R$ 84 milhões e deve sem entregue em um prazo de dois anos.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, já assinou o contrato para a construção da nova maternidade de Teresina, unidade de referência em alta complexidade materno-infantil, cujo cronograma de execução prevê o início das obras ainda em maio. A obra foi orçada em R$ 84 milhões, provenientes de recursos de emenda parlamentar e do Tesouro Estadual.

"Após a assinatura do contrato com a construtora vencedora do processo licitatório, já foi feito todo um cronograma e a empresa tem total disposição, para, ainda no mês de maio, já iniciar as obras, com condições postas para fazer e cumprir o cronograma estabelecido para execução”, afirmou Costa. O contrato foi firmado com o Consórcio Hospitalar Teresina/Comtérmica/Sahliah.

Prevista para ser entregue em 24 meses, a nova maternidade deve dobrar a capacidade de atendimento em unidade de tratamento intensivo. Somente em UTI adulta, serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê. Portanto, serão 105 leitos para tratamento intensivo.

  • Foto: DivulgaçãoNova maternidade deve ser entregue em um prazo de dois anosNova maternidade deve ser entregue em um prazo de dois anos

O espaço de acolhimento para um parto humanizado e melhores cuidados com mães e bebês conta ainda com a Casa de Gestante, Bebê e Puérpera. “Uma estrutura o mais próximo possível de uma casa comum, que visa garantir a permanência de gestantes e puérperas de risco que exigem vigilância constante em ambiente não hospitalar, que não podem retornar ao domicílio, ou de mães que têm bebês internados na UTI, UCI ou na Unidade Canguru”, explica Francisco Costa.

Facebook
Veja também