FMS firma parceria com Ministério da Saúde contra a hanseníase
Representantes do órgão estiveram nesta terça-feira (16) na Fundação Mundial da Saúde de Teresina para propor o projeto.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina firmou parceria com o Ministério da Saúde para combater a hanseníase, doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Representantes do órgão estiveram nesta terça-feira (16) na FMS para propor que a capital piauiense seja piloto do projeto Vigilância do Estados Reacionais em Hanseníase, junto com Palmas, capital do Tocantins.
“O objetivo do projeto é qualificar a atenção em saúde com vistas à atenção integral. Além de ofertar um serviço com qualidade e subsidiar o planejamento das ações de controle”, explica Carmelita Ribeiro Filha, coordenadora geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde. Ela expõe que uma das características da hanseníase é a ocorrência de reações e/ou dano neural, que podem surgir em, aproximadamente, 25% a 30% dos casos.
O projeto pretende ser expandido para todo o território nacional, após as experiências em Teresina e Palmas. No Brasil, apesar da redução drástica no número de casos, de 19 para 3 doentes em cada 10.000 habitantes, a hanseníase ainda se constitui em um problema de saúde pública o que exige uma vigilância resolutiva.
“Novos danos neurais podem surgir em torno de 65% dos pacientes multibacilares. Apesar da relevância, a integração das ações de manejo destas reações na rede de serviços de saúde é ainda abaixo do desejável”, afirma Carmelita Ribeiro Filha.
O Ministério da Saúde pretende com o projeto envolver toda a atenção básica de saúde do município, além das unidades referência para pacientes com hanseníase, além de qualificar os profissionais para o manejo adequado dos episódios reacionais da doença.
O projeto pretende organizar a rede, estabelecendo fluxo, critérios, responsabilidades e atribuições aos profissionais e serviços de saúde. “É de suma importância também publicar a portaria de notificação compulsória de interesse estadual”, enfatiza Carmelita Ribeiro.
-
Promotora investiga prefeito de Francisco Santos por não nomear concursados
O prefeito informou que os candidatos aprovados foram convocados e nomeados conforme o número de vagas previstos e ressaltou que o prazo de validade do concurso encerrou-se em janeiro de 2026. -
Dupla é condenada a mais de 44 anos de prisão por tentativa de homicídio em Teresina
A investigação policial aponta que uma rixa entre os acusados e a vítima teria motivado a ação criminosa. -
CAPS realizam mais de 87 mil atendimentos em Teresina, aponta FMS
Os CAPS funcionam em regime de porta aberta, o que significa que qualquer pessoa pode procurar atendimento diretamente, sem precisar de encaminhamento prévio. -
Homem fica gravemente ferido após acidente na BR-343 em Campo Maior
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma mulher estava conduzindo um carro modelo Chevrolet quando acabou colidindo na lateral de uma motocicleta. -
Ministério Público aciona prefeito de Jaicós na Justiça para reestruturar CAPS I
A ação civil foi ajuizada após constatação de problemas estruturais, sanitários e de organização dos atendimentos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir