Viagora

Moradores estão há oito dias sem água no bairro Leonel Brizola

Moradores do Conjunto Residencial Leonel Brizola,  no Bairro Monte Verde estão sofrendo com a falta de água.

Moradores do Conjunto Residencial Leonel Brizola,  no Bairro Monte Verde na zona Norte de Teresina estão sofrendo há 8 dias com a falta de água no local.

De acordo com a dona de casa Judite Camila Farias, moradora do residencial, a situação está muito complicada. “Eu ligo direto para Àguas  de Teresina, porque meus talões estão em dias e eles dizem que estão resolvendo o problema e nunca resolvem nada. Além disso a agua que a gente recebe do carro-pipa é muito suja e a situação aqui está terrível", desabafa.

  • Foto: DivulgaçãoMoradores denunciam que estão há oito dias sem águaMoradores denunciam que estão há oito dias sem água
  • Foto: DivulgaçãoÀgua fornecida pelo carro pipa ao moradoresÀgua fornecida pelo carro pipa ao morador

Outro lado

O Viagora procurou a empresa Àguas de Teresina para falar sobre o assunto. A empresa enviou uma nota de esclarecimento sobre o caso. Confira a nota na íntegra:

A Águas de Teresina informa que vem executando intervenções para otimizar a distribuição e reduzir as perdas de água tratada na região que contempla o Residencial Leonel Brizola. Importante destacar que, a intervenção de terceiros com a grande quantidade de ligações irregulares prejudica o abastecimento, uma vez que a empresa dimensiona o atendimento para as unidades regulares. 

No decorrer dessas ações de melhorias, foi identificada uma rede obstruída, fato este que está comprometendo o abastecimento para alguns imóveis. A solução já está sendo executada e, até essa quarta-feira (24) o trabalho será finalizado. De forma emergencial, o abastecimento tem sido feito por meio de carros-pipa. 

Além das ligações irregulares na rede de água, há também uma sobrecarga na rede elétrica decorrente de intervenções não autorizadas (clandestinas) o que, consequentemente, compromete a regular operação do sistema de abastecimento. 

A Águas de Teresina informa ainda que toda água distribuída na cidade passa por processos com rigorosos padrões de qualidade, em atendimento a PRC n° 5, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde. Por dia, a empresa realiza aproximadamente 810 análises. Os carros-pipa usados temporariamente pra promover o fornecimento de água são abastecidos no centro de reservação do Parque Piauí. Os veículos utilizados no transporte dessa água são próprios, novos e submetidos a manutenção periódica. 

Importante ressaltar que qualquer reclamação nesse sentido deve ser feita junto à empresa através dos canais de atendimento para devida identificação do local e solução. 

A concessionária não tem poupado esforços na busca por soluções visando a melhoria no fornecimento de água tratada, especialmente nesse período de B-R-O Bró. Conforme previsto em contrato, a Águas de Teresina tem até o ano de 2020 para universalizar o abastecimento de água tratada na área urbana da capital e já melhorou o abastecimento em áreas com histórico crônico, a exemplo do Grande Dirceu e região da Santa Maria da Codipi.

A empresa se mantém disponível pelo 0800 223 2000; 115 e WhatsApp (98124-3199) e reforça que as demandas relativas a abastecimento devem ser comunicadas para que o atendimento seja mais efetivo.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Águas de Teresina

Facebook
Veja também