Viagora

HUT registra aumento de vítimas de acidentes de trânsito

Somente no último final de semana, o setor de estatística do hospital registrou aumento de 27% no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, se comparado com o mesmo período de 2017.

De acordo com dados divulgados pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), no último final de semana o setor de estatística do hospital registrou aumento de 27% no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito e de 17% de vítimas de agressão física, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 216 atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito e 48 de agressão física.

Dentre os atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito, as motocicletas representam mais de 80% do total de acidentes, e dentre as vítimas de agressão física, as de agressão por arma branca correspondem a mais de 70% do total. Com relação ao atendimento geral, durante o feriado prolongado de Natal, o HUT realizou 787 atendimentos e 178 cirurgias. Tanto em atendimentos, quanto em números de cirurgias, também ocorreu aumento: 6% e 17%, respectivamente, se comparado com 2017.

De acordo com o Dr. Gilberto Albuquerque, cirurgião e diretor geral do HUT, o paciente vítima de trauma é aquele que sofreu um acidente ou violência.

“O atendimento para esse tipo de paciente em qualquer serviço de saúde deve ser rápido e resolutivo. É uma corrida contra o tempo. É preciso identificar a gravidade do trauma e tomar todas as providências necessárias para preservar a vida do paciente. A equipe precisa ser qualificada e possuir todas as especialidades que compõem a linha do trauma”, explicou o diretor.

Entre os procedimentos realizados pelo HUT, as cirurgias ortopédicas representam mais 60% do total, uma média de 800 por mês. Ainda segundo o diretor geral, isso se deve ao grande número de acidentes com motocicletas atendidos pelo Hospital. “São pacientes graves que necessitam de um atendimento especializado. Possuímos nove salas de cirurgias e nos finais de semana, por conta do aumento do numero de acidentes com motocicleta, disponibilizamos duas salas exclusivas para a ortopedia”, declarou o diretor.

Facebook
Veja também