Viagora

Terceirizado da Secretaria de Fazenda do Piauí é preso na BR 316

O suspeito foi pago para adulterar a pesagem de um veículo. Após a prisão ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na noite dessa segunda-feira (19), um motorista e um servidor terceirizado que prestava serviço a Secretaria de Estado de Fazenda do Piauí (Sefaz-pi), pelos crimes de corrupção ativa e passiva, respectivamente. A ação ocorreu na BR-316, em Teresina, quando foi constatado que o motorista transportava uma quantidade madeira superior ao informado.

Conforme informações da PRF, os agentes abordaram um veículo que transportava madeira serrada originária do Pará para a Paraíba. Foi solicitada a documentação ao condutor, que apresentou o Termo Fiscal emitido pela Sefaz com peso total de 25.900kg, nota fiscal e guia florestal para 20.05 metros cúbicos de madeira.

  • Foto: Divulgação/PRFTerceirizado da Sefaz adulterou valor da pesagem de caminhão em TeresinaTerceirizado da Sefaz adulterou valor da pesagem de caminhão em Teresina

Porém, os policiais desconfiaram do peso no Termo Fiscal e realizaram uma nova pesagem do veículo, que foi encaminhado para a balança do posto da Sefaz. No procedimento foi constatado que o peso da carga era de 35.920kg.

Assim, o motorista, ciente do peso que transportava, confessou que, o servidor terceirizado responsável pelo registro da pesagem informaria uma quantidade inferior aos fiscais da Sefaz, mediante um pagamento.

A adulteração da passagem tinha a finalidade de eximir o motorista das responsabilidades, durante a emissão do Termo de Responsabilidade Fiscal. Assim, o fato foi executado, conforme registro no ticket de pesagem localizado naquela unidade fazendária.

Posteriormente, os fiscais emitiram um novo Termo Fiscal com o peso correto, cancelando o documento anterior. Os envolvidos foram detidos e encaminhados a Central de Flagrantes de Teresina.

Facebook
Veja também