Viagora

Boatos de fuga de onças do Zoobotânico são desmentidos pela Semar

A notícia falsa vem sendo compartilhada em grupos de Whatsapp e está causando medo na população.

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) se pronunciou a respeito de boatos que circulam em grupos de Whatsapp de que três onças do Parque Zoobotânico de Teresina haviam fugido, alertando que a informação é falsa.

  • Foto: Facebook / Parque Zoobotânico de TeresinaOnça

De acordo com o secretário Ziza Carvalho, as informações que estão sendo espalhadas por meio dos grupos do aplicativo estão causando medo na população. De acordo com ele, os boatos ainda relatam que um tratador foi ferido por um dos animais.

"Essas informações falsas que circulam pelos aplicativos podem prejudicar muita gente. Foram dezenas de ligações para a Semar, de pessoas que moram na região do Parque Zoobotânico, assustadas com as falsas informações. Todos devem entender que é preciso conferir a veracidade de uma informação que recebe, antes de compartilhar", explicou Ziza Carvalho.

A Semar informou que esteve no Parque Zoobotânico nessa terça-feira (27) para visitar o recinto dos felinos, verificar o sistema de segurança e tentar constatar se todos os animais estão no registro.

Alexandre Clark, veterinário do Zoobotânico, esclareceu que tudo se trata de um mal entendido. De acordo com ele, os animais que fugiram dos recintos foram duas jaguatiricas, conhecidas como “gato-marajá” ou “gato do mato”. O veterinário esclareceu que uma delas já foi capturada e a outra está no mato. "São felinos que pesam entre 7 e 12 quilos, que não ameaçam ninguém. Quanto às onças que dispomos no parque, todas estão em seus recintos, que garantem segurança tanto para os felinos como para a população", finalizou Clark.

Facebook
Veja também