Viagora

Cirurgias do HUT crescem 17% no feriado de Corpus Christi

Cerca de 60% dos procedimentos realizados no hospital correspondem às cirurgias ortopédicas.

No último feriado de Corpus Christi, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou 614 atendimentos e 150 cirurgias. Em comparação com o mesmo período de 2017, houve um aumento de 11% e 17%, respectivamente.

O atendimento de vítimas de trauma, mais especificamente agressão física, teve um aumento de 17%, em relação ao período do ano passado. Segundo Gilberto Albuquerque, diretor geral do (HUT), esse aumento é comum no hospital, que sempre se prepara para atender essa demanda. “O HUT é um hospital especializado no atendimento de vítimas de trauma” destacou.

  • Foto: Street ViewHospital de Urgência de Teresina - HUTHospital de Urgência de Teresina - HUT

A cirurgia ortopédica se mantém como o procedimento mais realizado, representando cerca de 60% de todas as cirurgias feitas, por mês, no Hospital de Urgência.

Osvaldo Mendes, gerente médico da Clínica Ortopédica do HUT, diz que a gravidade das vítimas de trauma está aumentando e que os acidentes de trânsito são a principal causa desse crescimento.

“O que temos observado é que a motocicleta está envolvida em mais de 90% dos casos de trauma. Esse número é bastante preocupante, principalmente, se levarmos em consideração que a maioria tinha ingerido bebida alcoólica. Esse tipo de associação tem aumentado muito o número de vítimas de acidentes com motocicleta”, explicou o gerente.

O HUT atende, por mês, mais de 4 mil pessoas e realiza uma média de 1.300 cirurgias. As cirurgias ortopédicas representam quase 60% desse total. Em segundo lugar vem a cirurgia geral com 18% e em terceiro a vascular com 8% do total de cirurgias.

Facebook
Veja também