FMS realiza ação contra hepatites virais na Penitenciária Irmão Guido
De acordo com a coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais da FMS, Alana Niege, o objetivo da ação é levar serviços de saúde à população cativa no presídio.
Seguindo as campanhas do Julho Amarelo, mês de conscientização e combate às hepatites virais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoverá nesta terça-feira (24), uma manhã de prevenção da Penitenciária Irmão Guido.
Uma equipe composta por sete profissionais de saúde da Coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais da FMS estará na penitenciária das 8h30min às 12h30min, realizando aconselhamento e testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, assim como diagnóstico e conduta terapêutica, além da distribuição de material educativo. A estimativa é de que 50 usuários sejam atendidos.
De acordo com a coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais da FMS, Alana Niege, o objetivo da ação é levar serviços de saúde à população cativa no presídio. "Queremos mostrar a superação das dificuldades impostas pelo próprio confinamento, que dificulta o acesso às ações e serviços de saúde de forma integral e efetiva", conta.
Hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus e que apresentam características distintas de acordo com o tipo (A, B, C, D e E). Elas possuem distribuição universal e existem diferenças territoriais na ocorrência e magnitude destas doenças.
Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a ser comemorado em 28 de Julho. Seguindo a determinação, o “Julho Amarelo” foi pensado pelo Ministério da Saúde como uma forma conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais.
As hepatites tipo A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite tipo C e tratamento para a tipo B. Até o momento, não há vacina para o tipo C.
Teresina
Piauí
Penitenciária Regional Irmão Guido
Fundação Municipal de Saúde - FMS
-
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical. -
São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial . -
IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributários -
Acusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro. -
Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir