Mercado do Parque Firmino Filho está abandonado há cinco anos
O Mercado foi planejado em 2008. Somente por parte da Prefeitura de Teresina foram investidos quase R$ 180 mil . A obra também recebeu dinheiro do PAC
A cidade de Teresina hoje completa 166 anos e a prefeitura municipal planejou como comemoração a inauguração de obras em quase toda a capital. O que chama atenção na cidade é que mesmo com tantas obras inauguradas pela prefeitura, algumas vão se tornando esquecidas e servem como ponto de abrigo para a criminalidade.
Um exemplo é o mercado público do Parque Firmino Filho, na zona Norte de Teresina, região da Santa Maria da Codipi, o único existente na região. O local foi projetado e construído para abrigar feirantes, mas não chegou a funcionar por muito tempo e está abandonado há aproximadamente cinco anos.
- Foto: Divulgação
Mercado no ano de 2015 / Mercado em agosto deste ano
A obra foi planejada em 2008. Somente por parte da Prefeitura de Teresina foram investidos quase R$ 180 mil na construção, que também recebeu dinheiro do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), valor esse não informado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte (SDU-Centro/Norte).
José Vieira de Alencar, reside próximo ao mercado abandonado e revelou que mora lá há alguns anos e quando se mudou para a região o mercado já estava parado sem funcionar. “Ele só funcionou durante um mês. Se ele funcionasse iria melhorar muita coisa, pois ficaria tudo mais fácil e muitos pontos seriam ocupados. Aqui só tem esse mercado”, afirmou o morador.
De acordo com José Alencar, com o abandono do local, o mercado hoje serve apenas como ponto de encontro de usuário de drogas, que utilizam o espaço para o uso de entorpecentes aumentando a insegurança nas proximidades.
“Acontece muito de pessoas fumarem drogas aí. Nessa segunda-feira (13), entrou um casal pela manhã dentro do mercado e saíram somente de noite, os dois drogados”, explicou.
SDU-Norte
O Viagora entrou em contato com a SDU-Centro/Norte para entender sobre os motivos do mercado, estar abandonado e não ter sido utilizado já que foram investidos muitos recursos públicos.
Segundo a superintendência, o mercado passou por uma licitação, que já foi encerrada e o processo licitatório se encontra na SDU, para que uma empresa seja contratada e realize os serviços de construção de um novo espaço.
O órgão esclareceu que o local se encontra em estado precário por falta de interesse da própria população. “Ele está abandonado porque as pessoas que foram sorteadas para trabalhar no mercado não se comprometeram. A população queria um mercado lá e não tinha demanda, por isso acabou não funcionado e agora a prefeitura vai transformar em outra coisa. Quem toma de conta do mercado são os permissionários, se eles não vão lá pra vender, o mercado fecha”, informou a SDU-Centro/Norte.
Com o local abandonado, uma nova licitação foi lançada em 2016 para a construção do Centro de Produção da Fundação Wall Ferraz, sendo concluída no ano passado. Os papéis ainda serão encaminhados para aprovação do prefeito Firmino Filho, que deve decidir pela liberação dos recursos da readequação.
-
Ministério Público vai vistoriar mais de 300 escolas públicas no Piauí
A iniciativa faz parte do Projeto Sede de Aprender, desenvolvido nacionalmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). -
Piauí tem mais de 2,7 milhões de eleitores aptos a votar em 2026, aponta TSE
De acordo com o levantamento, a capital conta com o maior eleitorado, sendo 592.180 cidadãs e cidadãos aptos a votar. -
Rompimento de adutora deixa mais de 20 bairros sem água em Teresina
Com a conclusão, o abastecimento deve ser retomado gradativamente, iniciando pelas regiões mais baixas. -
Inscrições para projeto da Orquestra Sinfônica de Teresina estão abertas até agosto
O projeto possui como público-alvo estudantes do 5º ao 9º ano e do 1º ao 2º ano do Ensino Médio. -
Eturb registra furto de 10 mil metros de cabos de iluminação pública em Teresina
O relatório informou que, no período foram furtados 10.009 metros de cabos, situação que compromete o funcionamento da iluminação em diversos pontos da cidade.
1 / 7
2 / 7
3 / 7
4 / 7
5 / 7
6 / 7
7 / 7
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir